Educação Conheça as principais universidades públicas do país

Conheça as principais universidades públicas do país

R7 destaca as instituições de ensino superior que estão em destaque nos rankings internacionais de educação

estudante universitário

estudante universitário

Pixabay

O próximo semestre será marcado pelas inscrições para os vestibulares. Para facilitar a vida dos estudantes, o R7 fez uma lista com cinco instituições classificadas nos rankings internacionais. Todas são públicas: além da qualidade, o ensino é gratuito.

De acordo com o ranking britânico THE (Times Higher Education), que fez um levantamento com as instituições de ensino da América Latina, a USP (Universidade de São Paulo) é a melhor universidade brasileira e na lista geral só perde para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Na edição deste ano do ranking elaborado pelo CWUR (Center for World University Rankings), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições, a USP ocupa a 105ª posição em todo o mundo e continua sendo a melhor do Brasil.

USP é a universidade brasileira com melhor colocação nos rankings internacionais

USP é a universidade brasileira com melhor colocação nos rankings internacionais

Diogo Moreira/Maquina Cw/Agência Brasil

Entre os pontos de destaque, a Universidade de São Paulo se destaca pelo maior número de professores com doutorado, publicações acadêmicas, rede de pesquisa internacional. Um diploma da USP é respeitado pelos empregadores. 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vem em segundo no ranking da THE, com destaque por ter obtido a nota máxima no que se refere à pesquisa. Neste critério são analisadas a receita orçamentária e o volume de publicações e citações. Em dezembro do ano passado a Unicamp e a USP também figuravam na lista das universidades com melhor reputação do mundo também de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) World Reputation 2020. 

Já a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é considerada a terceira melhor universidade brasileira no THE. A instituição mineira possui aproximadament 800 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) está no THE e também é a oitava universidade brasileira no QS World University Rankings. O ponto forte está no corpo docente com dedicação exclusiva e bem qualificado. Incubadoras de startups e grupos de pesquisa ganham destaque. 

Unifesp ampliou a área de atuação e se destaca em intercâmbios acadêmicos entre outros pontos

Unifesp ampliou a área de atuação e se destaca em intercâmbios acadêmicos entre outros pontos

Divulgação/ Unifesp

Por fim, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tradicionalmente reconhecida na área da saúde, a universidade expandiu seu campo de atuação na última década. Segundo o ranking mundial THE, ela está entre as sete melhores universidades brasileiras. A alta qualificação do corpo docente, o ensino internacionalizado e as políticas de assistência estudantil estão entre os destaques da instituição.

Vale destacar que 97% dos professores têm o doutorado como titulação; quase 400 estudantes por ano realizam intercâmbio acadêmico em instituições de outros países e o Hospital São Paulo realiza mais de 16 mil cirurgias/ano, um centro de referência no país.

Últimas