Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Conheça as principais universidades públicas do país

R7 destaca as instituições de ensino superior que estão em destaque nos rankings internacionais de educação

Educação|Do R7

estudante universitário
estudante universitário

O próximo semestre será marcado pelas inscrições para os vestibulares. Para facilitar a vida dos estudantes, o R7 fez uma lista com cinco instituições classificadas nos rankings internacionais. Todas são públicas: além da qualidade, o ensino é gratuito.

De acordo com o ranking britânico THE (Times Higher Education), que fez um levantamento com as instituições de ensino da América Latina, a USP (Universidade de São Paulo) é a melhor universidade brasileira e na lista geral só perde para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Na edição deste ano do ranking elaborado pelo CWUR (Center for World University Rankings), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições, a USP ocupa a 105ª posição em todo o mundo e continua sendo a melhor do Brasil.

USP é a universidade brasileira com melhor colocação nos rankings internacionais
USP é a universidade brasileira com melhor colocação nos rankings internacionais

Entre os pontos de destaque, a Universidade de São Paulo se destaca pelo maior número de professores com doutorado, publicações acadêmicas, rede de pesquisa internacional. Um diploma da USP é respeitado pelos empregadores. 


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vem em segundo no ranking da THE, com destaque por ter obtido a nota máxima no que se refere à pesquisa. Neste critério são analisadas a receita orçamentária e o volume de publicações e citações. Em dezembro do ano passado a Unicamp e a USP também figuravam na lista das universidades com melhor reputação do mundo também de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) World Reputation 2020. 

Já a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é considerada a terceira melhor universidade brasileira no THE. A instituição mineira possui aproximadament 800 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).


A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) está no THE e também é a oitava universidade brasileira no QS World University Rankings. O ponto forte está no corpo docente com dedicação exclusiva e bem qualificado. Incubadoras de startups e grupos de pesquisa ganham destaque. 

Unifesp ampliou a área de atuação e se destaca em intercâmbios acadêmicos entre outros pontos
Unifesp ampliou a área de atuação e se destaca em intercâmbios acadêmicos entre outros pontos

Por fim, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tradicionalmente reconhecida na área da saúde, a universidade expandiu seu campo de atuação na última década. Segundo o ranking mundial THE, ela está entre as sete melhores universidades brasileiras. A alta qualificação do corpo docente, o ensino internacionalizado e as políticas de assistência estudantil estão entre os destaques da instituição.

Vale destacar que 97% dos professores têm o doutorado como titulação; quase 400 estudantes por ano realizam intercâmbio acadêmico em instituições de outros países e o Hospital São Paulo realiza mais de 16 mil cirurgias/ano, um centro de referência no país.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.