Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem 2022: 2,4 milhões participaram do primeiro dia de prova

No próximo domingo, dia 20, os estudantes vão encarar maratona com 90 questões de matemática e ciências da natureza

Educação|Karla Dunder, do R7

Primeiro dia de provas do Enem teve questões de ciências humanas, linguagens e redação
Primeiro dia de provas do Enem teve questões de ciências humanas, linguagens e redação Primeiro dia de provas do Enem teve questões de ciências humanas, linguagens e redação

O primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) chega ao fim com a participação de 2,4 milhões de estudantes na prova, uma abstenção de 26,7%, conforme balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) neste domingo (13). Nesta edição, 3.396.597 pessoas se inscreveram para o exame, a segunda edição com o menor número de inscritos desde 2009. 

Entre os presentes, 2.458.504 realizaram as provas em papel, e 32.376, em computador. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.

Enem 2022

A primeira prova trouxe questões atuais, com temas que passaram pela igualdade social e de gênero. Como destacou Pedro Vasconcelos, professor de redação do curso pré-vestibular Anglo Leonardo da Vinci, "os temas escolhidos reforçam valores relevantes para uma sociedade democrática e igualitária: a validação do processo eleitoral, a preservação das comunidades tradicionais, igualdade de gênero e desigualdade social."

Neste ano, o tema da redação foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, assunto que agradou os professores e foi considerado "a cara do Enem". "A presença dessa temática merece destaque porque historicamente o Enem evita assuntos polêmicos e debates polarizados, mas não se priva de dar visibilidade a grupos e minorias por meio da prova de redação, como já ocorreu em outros anos", destacou Mateus Leme, professor de redação da Oficina do Estudante.

Publicidade

Além de escrever uma dissertação, os participantes responderam, no total, a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). A prova foi considerada muito atual, com questões que abordaram a questão da mulher na história e também a participação feminina nos esportes. Um exemplo foi a esqueitista Rayssa Leal, medalha de prata nos Jogos Olímpicos, para debater o espaço das mulheres em modalidades antes dominada por homens.

A tecnologia foi utilizada para discutir o desemprego estrutural, mas também foi o pano de fundo para falar de pandemia de Covid-19 e educação. Uma charge ilustrava a dificuldade de acesso que muitos estudantes brasileiros tiveram à internet no período de aulas remotas.

Publicidade

A guerra da Ucrânia veio com uma questão sobre a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014. E, por fim, o assunto que era dado certo que estaria presente na prova deste ano: o aumento da fome no país.

Segunda etapa

Os participantes do Enem devem encarar no próximo domingo, dia 20, a segunda etapa de provas. A prova terá 90 questões — 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e os estudantes terão 5h para completar o exame.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.