Saeb será aplicado até o dia 10 de dezembro para alunos do ensino fundamental e médio
Tony Winston/Agência Brasília Fonte: Agência SenadoRealizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) será aplicado a partir desta segunda-feira (22) para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio da rede estadual de São Paulo.
Através de questões objetivas e um questionário socioeconômico, a prova avalia conhecimentos nos componentes de língua portuguesa e matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas e as redes de ensino de todo o Brasil.
A prova, que ocorre a cada dois anos, será aplicada até o dia 10 de dezembro, conforme o agendamento realizado pela Fundação Cesgranrio.
A partir dos resultados obtidos é gerado o Ideb (Índice de Desempenho da Educação Básica), que varia notas de zero a dez, considerando a taxa de fluxo escolar (aprovação) e as médias de desempenho no Saeb. Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova.
Atualmente, somando os três anos envolvidos na avaliação, são mais de 800 mil estudantes matriculados na rede estadual.
Neste ano, assim como na edição de 2019, uma amostra de estudantes do 2º e 9º anos do ensino fundamental também será avaliada em língua portuguesa e matemática, e ciências da natureza e ciências humanas, respectivamente. A amostra, de acordo com a coordenadoria pedagógica da Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), atua na construção de escalas de proficiência mais abrangentes e alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Pela primeira vez, a fórmula de cálculo da Bonificação por Resultados adotada pela Seduc-SP vai considerar o Ideb, o principal indicador de qualidade da educação básica do país. Até 2019, o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) era utilizado. Além do Ideb, o nível socioeconômico da escola será considerado.
Liderança da rede paulista
Em 2019, a rede de São Paulo cresceu em todas as etapas do Ideb, liderando nacionalmente entre os Anos Iniciais, com 6,7 pontos, e Anos Finais, com 5,5. Na rede estadual, o maior desempenho foi notado no ensino médio, que saltou de 3,8, em 2017, para 4,3, em 2019, registrando o maior crescimento da história das escolas estaduais neste ciclo de ensino. A edição contou com a participação de, aproximadamente, 627 mil estudantes, sendo 120 mil do 5º ano, 277,2 mil do 9º ano e 229,6 mil da 3º série.
A Seduc-SP tem como meta em 2021 liderar o Ideb em todas as etapas de ensino em 2021, como um reflexo da garantia da aprendizagem de excelência a todos os estudantes e o oferecimento de mais oportunidades para todos possam alcançar seus projetos de vida.