Esquenta Enem Cruzeiro do Sul Virtual Redação Interativa: Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

Redação Interativa: Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

Correção gratuita com professores especialistas do Enem

Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

Arte R7

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema OS EFEITOS DA FALTA DO AUTOCONHECIMENTO NA ERA DIGITAL apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
• Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

REDAÇÃO TEXTO 1:

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa   autoestima,   inquietude,   frustração,   ansiedade,   instabilidade   emocional   e   outros,   atuando   como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também  consegue  permanecer  equilibrada  em  casos  de  fatores  externos  como  críticas,  perda  de  emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional.

O conhecimento de si próprio não dá prioridade a  opiniões  ou  respostas  e  sim  estimula  seus  fatores  positivos  a  detectar  os  negativos  a  fim  de  modificá-los favoravelmente.Pode-se  buscar  o  autoconhecimento  a  partir  da  detecção  dos  defeitos  e  qualidades,  sendo  esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não hajaespaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento   obtido   até   então   e   as   atitudes   tomadas   para   que   se   consiga   detectar   maus   atos   e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.Por Gabriela CabralDANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Autoconhecimento"; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm. Acesso em 26 de maio de 2020.

REDAÇÃO TEXTO 2:

Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital

Divulgação

REDAÇÃO TEXTO 3:

A CARÊNCIA POR TRÁS DAS SELFIES
Postar autorretratos na Internet sugere busca pela aprovação do outro.

Na  busca  por  aprovação,  atenção  e  reconhecimento,  postamos  fotos  que,  de  alguma  maneira, acreditamos que suprirão nossas necessidades afetivas. (...) O vazio que você tenta preencher com uma selfie não  será  suprido  pela  quantidade  devisualizações  que  a  foto  recebeu,  pois  essa  satisfação  só  se  dá internamente. É claro que uma selfie ou outra não faz mal a ninguém, não é mesmo? O que devemos é evitar o excesso.  Afinal,  nada  em  excesso  é  lá  muito  saudável. Como  sempre,  aperto  na  tecla  da  consciência  e autoconhecimento. Consciente de si e de suas escolhas, não há certo ou errado, apenas caminhos diversos pelos quais você pode optar.
Por LUISA RESTELLI. Texto adaptado.

Disponível em: https://www.personare.com.br/a-carencia-por-tras-das-selfies-2-m5527

Últimas