Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Fiz a primeira prova do Enem e agora? R7 tira suas dúvidas

Portal reúne as principais questões dos leitores sobre a prova e correção. Confira no texto ou pelos 'stories' do Instagram e envie suas perguntas

Educação|Karla Dunder, do R7

Enem: tire todas as suas dúvidas sobre a correção da prova e o exame
Enem: tire todas as suas dúvidas sobre a correção da prova e o exame

O R7 tira as principais dúvidas dos estudantes que participam do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano. Confira abaixo as respostas e também pelo Instagram do portal. Ainda ficou na dúvida? Envie pelas redes sociais e a gente responde. 

Não fiz a redação do Enem e agora?

Zerar na redação do Enem significa ser desclassificado da prova. O Inep exige que o estudante entregue ao menos 6 linhas de texto.

Perdi a primeira prova, posso fazer a segunda?


Pode, não tem problema, mas tenha consciência que a média geral irá cair.

Fui muito bem na primeira prova, preciso fazer a segunda?


Sim! Quanto maior a nota geral, mais chances de conquistar uma vaga em uma universidade

Fui retirado da sala pelo fiscal, vale a pena fazer a segunda prova?


Se foi retirado da sala pelo examinador, o estudante foi desclassificado do Enem, portanto, não precisa fazer a segunda prova.

O Enem é aceito em Portugal?

Sim, existe um convênio com instituições portuguesas e a nota do Enem pode ser usada para a admissão em mais de 40 universidades de Portugal

Se eu zerar em alguma matéria do Enem, serei eliminado?

Não. A média deve cair. Observe que algumas instituições exigem nota mínima em algumas matérias para a matrícula.

Enem: Dúvidas podem ser enviadas pelas redes sociais do R7
Enem: Dúvidas podem ser enviadas pelas redes sociais do R7

Como é calculada a nota do Enem?

De acordo com o Inep, responsável pela aplicação da prova, o cálculo é feito com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item). O que isso significa? Que é avaliada a coerência do aluno. As perguntas são divididas em fáceis, médias e difíceis e estão misturadas na prova. No momento da correção, se o aluno acertou muitas difíceis e nenhuma fácil, o sistema entende que ele é um "chutador". Por essa razão, é importante que haja coerência na prova e o estudante saiba que precisa acertas as questões mais fáceis para garantir sua nota. 

Como é calculada a nota da redação?

A nota da redação vai de zero a mil. O Inep estabelece uma série de critérios. A redação é corrigida por dois corretores de forma independente. Cada corretor atribui uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. Caso tenha uma diferença entre as notas dos corretores, por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos. Neste caso, um terceiro corretor é chamado e a nota final terá como base a média das notas atribuídas pelos três.

Quais os critérios são avaliados na correção do Enem?

A redação é avaliada de acordo com cinco competências: domínio da escrita, compreender a proposta e não fugir do tema, saber organizar informações e argumentos, dominar linguística e não desrespeitar os direitos humanos.

Estudantes deixam o local de prova do Enem
Estudantes deixam o local de prova do Enem

O Enem é um vestibular?

O Enem foi criado para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. Os vestibulares foram criados para o ingresso no ensino superior. Após uma série de modificações, o Enem passou a ser utilizado com uma forma de acesso a universidades, principalmente públicas.

Para que serve a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em uma instituição de ensino superior no Brasil e também em Portugal. As vagas oferecidas pelas universidades públicas federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Instituições de ensino particulares também aceitam o Enem, os critérios variam e o estudante deve buscar informações com cada uma. https://noticias.r7.com/educacao/enem-sisu-ou-vestibular-entenda-a-diferenca-e-saiba-quando-usar-07072019

O que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema informatizado no qual as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos participantes do Enem. Para participar, os interessados devem fazer o cadastro pela página do programa na internet, sem custo. Podem participar os alunos que fizeram a prova do Enem e não zeraram na redação.

Com a nota do Enem consigo bolsa de estudos em uma instituição particular?

Algumas instituições oferecem bolsa de estudos ou descontos, o estudante deve conferir as regras diretamente com a universidade ou faculdade. Para os estudantes de baixa renda que participou do Enem existe a possibilidade de conseguir uma bolsa via o ProUni (Programa Universidade para Todos)

Quem pode participar do ProUni?

O candidato que completou o ensino médio em uma escola pública ou na rede particular com bolsa integral. Para conseguir uma bolsa integral, o estudante precisa ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial é preciso ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos. É fundamental que tenha participado do Enem, sem ter zerado na redação e com nota mínima de 450 pontos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.