Educação Inglês no Enem: veja dicas e técnicas para se dar bem na prova

Inglês no Enem: veja dicas e técnicas para se dar bem na prova

Para professores, agora é hora de treinar a leitura rápida de textos; o exame exige agilidade e capacidade de interpretação 

  • Educação | Alex Gonçalves, do R7*

Resumindo a Notícia

  • Professores de inglês dão dicas para que estudantes se preparem para a prova de inglês do Enem
  • Segundo os especialistas, os textos da prova podem ser retirados de livros, jornais e até artigos
  • Vale revisar linking words, passive voice e as técnicas de skimming e scanning
Segundo professores, assistir a filmes com legenda em inglês ajuda durante o preparo

Segundo professores, assistir a filmes com legenda em inglês ajuda durante o preparo

Reprodução/ Freepik

A poucas semanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), professores de inglês dão dicas para que os participantes se deem bem no exame.

Thais Wanderley é consultora pedagógica na Red Balloon, e chama atenção para as características da prova do Enem. "Conheça o teste de Inglês pedido na prova. Ele é composto de cinco questões, em sua maioria de compreensão e interpretação [historicamente, foram raras as vezes em que apareceram questões em outros formatos], e o aluno realiza a leitura do texto em inglês e responde a uma pergunta de múltipla escolha, que estará em português", explica.

Os textos usados na prova podem ser retirados de um trecho de livro, uma pesquisa científica, uma notícia de jornal, uma estrofe de uma música, uma charge ou quadrinho, e até de um anúncio publicitário ou uma campanha de conscientização. "Por esse motivo, os estudantes devem praticar muito a leitura de textos em língua inglesa e explorar os diferentes gêneros textuais que já foram utilizados", comenta.

Outra dica dada por ela aos estudantes é que assistam a filmes com legenda em inglês, acompanhem a letra de uma música de um artista estrangeiro. Vale, ainda, seguir páginas de mídias estrangeiras nas redes sociais.

Não dá para compreender um texto sem conhecer os tempos verbais em inglês. "É fundamental conhecer os verbos para não cair em 'armadilhas' ao responder às questões. Para isso, é importante revisar o conteúdo de linking words [conjunções que conectam frases] e passive voice [usada para enfatizar uma oração]", sugere.

No Enem, todo minuto conta, e, para ganhar tempo na realização da prova, vale treinar técnicas de leitura como o skimming (maior número possível de informações ao primeiro contato com um texto) e o scanning (escaneamento do texto pelos olhos, buscando uma informação específica), que também são indicadas pela professora.

Para Marcio Pantoja, professor de inglês do colégio Oficina do Estudante, a prova de língua Inglesa exige do candidato algumas habilidades específicas:

- A leitura de textos em inglês como acesso a informações de outras culturas e grupos sociais: "Nessa habilidade, encontramos textos referentes a diferentes etnias indígenas, por exemplo, e a grupos sociais diferentes (textos sobre preconceito em relação a mulheres e a comunidade preta)", explica.

- Uso de expressões e palavras no contexto do texto: "Muito se cobra sobre as ideias passadas pelas conjunções (but é ideia de contraste, por exemplo)."

- Leitura de textos em inglês como acesso a informações de novas tecnologias.

- Leitura de textos em inglês e seu uso social. De acordo com Pantoja, nessa habilidade geralmente são apresentadas campanhas para a melhora do bem-estar físico e mental. O que de fato é analisado aqui é a capacidade de leitura e interpretação. 

- Leitura de textos em inglês sobre a produção cultural como representação da diversidade cultural e linguística. Para Pantoja, a habilidade exigida aqui é a capacidade de ler e entender poemas.

Últimas