Educação MEC abre inscrições gratuitas para o curso de Práticas de Alfabetização

MEC abre inscrições gratuitas para o curso de Práticas de Alfabetização

Profissionais da educação podem se inscrever através da plataforma Avamec. Ao término das aulas haverá certificação

Profissionais da educação já podem se inscrever no curso de alfabetização do Avamec

Profissionais da educação já podem se inscrever no curso de alfabetização do Avamec

Reprodução / Freepik

O MEC (Ministério da Educação) lançou por meio da Sealf (Secretaria de Alfabetização) o curso gratuito de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização podem se inscreverem através da plataforma Avamec (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação).

O curso apresenta estratégias de ensino e atividades destinadas ao 1º e 2º ano do ensino fundamental. Todas as estratégias são baseadas em evidências científicas e são de caráter prático, voltadas à sala de aula.

Os conteúdos mais elementares são úteis para crianças do último ano da pré-escola que, apesar de não estarem sendo alfabetizadas, podem desenvolver importantes habilidades que facilitarão o futuro processo de alfabetização. Além disso, os conteúdos também podem servir como reforço para crianças de idades mais avançadas.

SP: governo define novas regras para a volta às aulas presenciais

A inscrição e a participação no curso on-line é livre para todos, não dependendo da adesão do ente federativo ao programa. São 30 horas de curso distribuídas em sete módulos como fluência, vocabulário, produção de escrita, conhecimento alfabético e outros.

Ao final do curso será disponibilizado o certificado que apresentará a média final, com a data de início e de conclusão das aulas.

Últimas