Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Número 1 em Direito na USP dá dicas de como passar no vestibular

Thiago Cobucci ficou em primeiro entre os alunos da rede pública e conta o que fazer e como se preparar para as provas nesta reta final

Educação|Do R7


Thiago Cobucci cursou o ensino médio na ETEC Albert Einstein, na zona norte de São Paulo. Ele e o irmão gêmeo, Matheus Cobucci, passaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar no curso de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

Paralelamente ao colégio, o jovem fez cursinho no Anglo. O R7 ouviu o Thiago para ajudar outros estudantes que estão na reta final do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vão prestar a Fuvest. Confira algumas dicas:

Enem:

“Não perca tempo com as questões difíceis. Leve em consideração o TRI (Teoria de Resposta ao item), responda aquilo que sabe e o que é mais fácil para garantir nota”.


O TRI é uma metodologia estatística usada no Enem que não leva em consideração apenas os acertos, mas a coerência do aluno nas suas respostas. As perguntas são divididas em fáceis, médias e difíceis e estão misturadas na prova. No momento da correção, se o aluno acertou muitas difíceis e nenhuma fácil, o sistema entende que ele é um "chutador". Por isso, vale dedicar tempo e atenção nas questões fáceis.

Fuvest:


“Na primeira fase, como não tem redação, vale investir um pouco mais de tempo nas questões mais difíceis”. O estudante vai se deparar com 90 questões que devem ser respondidas em cinco horas de provas. “É importante ter uma noção geral de todo o conteúdo, saber o mínimo de todos eles.”

Para os estudantes que passarem para a segunda fase, serão cobradas matérias específicas, além de português e redação. “Muita atenção ao português, não apenas na redação, mas também nas questões das provas, evite erros.”


O que fazer nesta reta final?

“É muito importante revisar o conteúdo e refazer as provas anteriores, se tem dificuldade em uma matéria, vale a pena revisar e tirar as dúvidas”, explica. “É importante ir para as provas com noções básicas de tudo para ter mais chance de responder todas as questões."

Outra dica valiosa: escreva mais redações. “Peça para alguém corrigir os textos, veja quais os pontos fracos para fazer o melhor no dia.”

Por fim, não foque apenas nas provas, estude para aprender.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.