PF deflagra operação contra aplicadores do Enem
Objetivo é recolher provas de suspeita de fraudes e atos irregulares durante aplicação do exame. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão
Educação|Do R7
A Polícia Federal deflagrou neste sábado (9) a Operação Thoth para recolher provas de suspeita de fraudes e atos irregulares durante a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último domingo (3).
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas residências de aplicadoras do teste suspeitas de fraudar o primeiro dia de provas. Os celulares das suspeitas foram levados para perícias. Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza.
Leia também
Em nota, a Polícia Federal informa que continua atuando em parceria com o Inep para apurar fraudes semelhante na Bahia e no Rio de Janeiro.
Segundo a polícia, as aplicadoras poderão ser indiciadas por fraude em certames de interesse público (Art. 311-A, III do Código Penal). A pena chega a cinco anos de prisão mais multa.
No último domingo, alunos responderam perguntas de Linguagens e Ciências Humanas, além de redigirem uma redação dissertativa sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil.
O segundo dia de provas será realizado neste domingo (10) em todo o país.