Educação SP: alunos têm até quinta para escolherem itinerários formativos

SP: alunos têm até quinta para escolherem itinerários formativos

Respostas serão consideradas pelas escolas na definição de cursos a serem ofertados a partir da rematrícula

  • Educação | Do R7

Novo ensino médio: estudantes têm até quinta-feira para demonstrar interesse nos itinerários

Novo ensino médio: estudantes têm até quinta-feira para demonstrar interesse nos itinerários

Daniel Guimarães/EducaçãoSP/Divulgação

Estudantes do 1ª ano do ensino médio da rede pública estadual têm até esta quinta-feira (8) para manifestar interesse nos itinerários formativos. A partir das escolhas dos alunos, as escolas definirão a oferta de cursos para inscrições durante o processo de rematrícula, em agosto.

O novo ensino médio passa a valer em todo o país a partir de 2022. Em São Paulo já está em fase de implantação. Na prática, todos os estudantes terão uma formação básica, mas podem escolher apronfundar conhecimentos em áreas específicas de acordo com as áreas de interesse e projeto de vida. 

 Nesta primeira etapa, os estudantes podem escolher entre 10 opções de aprofundamento curricular de áreas do conhecimento. São quatro opções nas áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E seis opções integradas, que apresentam combinações entre elas — Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A partir de 2022, o 2ª ano contará com 10 aulas semanais dedicadas ao aprofundamento curricular escolhido conforme as opções apresentadas pela escola. Na 3ª série, serão 20 aulas.

A manifestação via SED (Secretaria Escolar Digital) também permite ao estudante demonstrar interesse em dois outros grupos de itinerários formativos. O segundo deles mescla as áreas do conhecimento com a qualificação profissional, via Novotec Expresso, e permite aprofundamento curricular em uma das áreas do conhecimento e dois certificados profissionalizantes durante o ano. São cursos relacionados à programação, design, dados, tecnologia, ciências sociais e comunicação, por exemplo. Na prática, o estudante se aprofunda em uma dessas áreas e, em alguns semestres, faz os cursos do Novotec Expresso, como programação em Java, por exemplo.

 No terceiro grupo, os estudantes têm a oportunidade, via programa Novotec Integrado, de sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária. No total, serão 21 opções de cursos técnicos: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.

Guia do Estudante

Os estudantes também contam com um guia para esclarecer dúvidas. Disponível no portal da Seduc (Secretaria de Estado da Educação), também traz o passo a passo para que os alunos possam manifestar interesse pelos itinerários.

Em um dia, foram visitados 17 bairros da região, onde residem os alunos, percorrendo aproximadamente 200 km. A unidade estima que cerca de 20% dos alunos dos alunos só conseguiram participar graças a essa iniciativa, pois não há sinal de internet onde moram.

Últimas