SP: projeto desenvolve relações de confiança nas escolas estaduais
1,8 milhão de alunos passam a ter aulas semanais de 45 minutos para trabalhar valores, como o respeito e a solidariedade
Educação|Do R7
O Projeto de Convivência desenvolvido com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) das redes estaduais e municipais desenvolve habilidades socioemocionais. Para este ano mais de 1,8 milhão de alunos passam a ter aulas semanais de 45 minutos para trabalhar diversos valores como respeito, solidariedade, tolerância e perseverança, com foco na formação humanística e cultural para mobilizar ou regular as emoções.
O projeto faz parte do Programa Inova Educação, que também oferece língua inglesa e tecnologia e inovação e objetiva promover o desenvolvimento integral de habilidades socioemocionais dentro do ambiente escolar.
Leia também
O conteúdo apresenta o currículo estruturado e apoia a inserção das atividades em sala de aula, como metodologias, sequência didática, habilidades para aprendizagem, entendimento dos sentimentos e emoções e resolução de conflitos. Foram enviados 21,3 mil exemplares do Caderno do Professor aos docentes da rede estadual.
Durante as aulas de Projeto de Convivência deste ano, os estudantes têm acesso a um material didático especial, alinhado por meio de um termo de cooperação entre a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e o Instituto Vila Educação. O conteúdo é uma adaptação do Programa Compasso, desenvolvido pelo Instituto Vila Educação, juntamente com a ONG norte-americana Committee for Children, cujos direitos foram cedidos, gratuitamente, à Seduc–SP. Entre os anos de 2015 e 2018, ainda em caráter experimental, o Programa Compasso esteve na matriz curricular de 143 escolas PEIs (Programa Ensino Integral) e ETIs (Escolas de Tempo Integral) com seu conteúdo integral e material estruturado.