Educação Unicef lança guia ilustrativo para volta às aulas presenciais

Unicef lança guia ilustrativo para volta às aulas presenciais

Cartilha com personagens da Turma da Mônica traz orientações para prevenção ao novo coronavírus no ambiente escolar

Unicef lança cartilha ilustrativa com a Turma da Mônica

Unicef lança cartilha ilustrativa com a Turma da Mônica

Reprodução / Freepik

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com a Mauricio de Sousa Produções lançaram uma nova cartilha: 'Cuidados na Escola'. O guia ilustrado com a Turma da Mônica traz orientações para prevenção ao combate da Covid-19 e está disponibilizado gratuitamente no site "Juntos Contra o Corona Vírus".

O guia ilustrado pelos personagens do bairro do Limoeiro, aborda informações e procedimentos de forma didática para que os pais, mães e responsáveis orientem os pequenos durante esse retorno às aulas presenciais.

A cartilha foi desenvolvida pela equipe técnica do Unicef das áreas de saúde, educação e Wash (sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene) e conta também com informações e orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais.

Além das instruções de prevenção, a cartilha oferece dicas de como abordar o assunto com os filhos e atividades para serem realizadas pelas escolas. O material ainda traz orientações e os cuidados necessários nas salas de aulas, no transporte escolar e também no horário do recreio, por meio do uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Pensando em mais inclusão, há ainda ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves que acarretam na dificuldade de utilização das máscaras. Além disso, propõe alternativas a crianças e adolescentes com perda ou problemas auditivos, que precisam ter a leitura labial e visualizar as expressões do locutor como o uso de máscaras transparentes, por exemplo. Dessa forma, é possível construir um ambiente seguro e que garanta oportunidades de aprendizagem a todos.

Desde o início da pandemia, o Unicef e a Mauricio de Sousa Produções vêm trabalhando juntos para levar informações à toda população, desenvolvendo diversos materiais com orientações contra o coronavírus por meio dos canais digitais. A iniciativa faz parte do projeto Juntos contra o coronavírus, campanha realizada pela Mauricio de Sousa Produções.

A personagem Mônica é embaixadora do Unicef desde 2007, participando de campanhas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. Seu criador, Mauricio de Sousa recebeu o título de escritor para crianças concedido pelo Unicef.

Para conferir esta e as outras cartilhas basta acessar gratuitamente a página da Unicef na internet.

Últimas