Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Veja dicas para a redação da Unesp e relembre os últimos temas

Gênero dissertativo-argumentativo é cobrado na segunda fase do vestibular que será realizada neste domingo (19)

Educação|Alex Gonçalves, do R7*


Na véspera da segunda fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) 2022, que será aplicada neste domingo (19), saiba quais foram os temas das redações das provas anteriores e veja dicas dos pontos que merecem atenção no desenvolvimento do texto.

A Unesp exige que o candidato produza uma redação de gênero dissertativo-argumentativo e os temas cobrados na redação geralmente são reflexivos sobre a sociedade brasileira e questões sociais, diferentemente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que pede uma proposta de intervenção.


Confira os temas das últimas edições:

Redação Unesp 2021: tempo é dinheiro?


Redação Unesp 2020: o carro será o novo cigarro?

Redação Unesp 2019: compro, logo existo.


Redação Unesp 2018: o voto deveria ser facultativo no Brasil?

Redação Unesp 2017: a riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?


Redação Unesp 2016: publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

Redação Unesp 2015: o legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil.

Redação Unesp 2014: corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?

Redação Unesp 2013: escrever: o trabalho e a inspiração.

Redação Unesp 2012: a bajulação: virtude ou defeito?

Critérios de correção da redação da Unesp

Segundo a professora de redação Jéssica Vasconcelos Dorta, do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas (SP), é fundamental uma leitura cuidadosa e atenta da proposta de redação (coletânea, comando e frase temática). "Isso possibilitará a compreensão da tarefa que está sendo solicitada”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o texto deve ser autônomo para um público leitor universal. "É preciso que as ideias apresentadas sejam suficientes para que esse leitor final compreenda o assunto e seja conduzido por meio da construção da argumentação", diz. Conheça os três critérios de avaliação da Unesp:

- Tema: avalia-se neste critério se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota zero total.

- Estrutura (gênero/ tipo de texto e coerência): observa-se como o candidato sustenta a tese, em termos argumentativos, e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

- Expressão (coesão e mobilidade): aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Serão examinados os aspectos gramaticais, tais como ortografia, acentuação, pontuação, regência, concordância (verbal e nominal), entre outros fatores.

Vestibular Unesp 2022

Nesta edição são ofertadas 7.690 vagas em 24 cidades brasileiras. A segunda fase será aplicada neste domingo (19). O resultado final será divulgado em 27 de janeiro de 2022.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.