Em evento lotado, Republicanos lança candidatos para as eleições deste ano no DF
A ex-ministra Damares participou do evento e vai disputar uma vaga no Senado; Queiroga também estava no lançamento
Eleições 2022|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O Republicanos realizou oficialmente nesta segunda-feira (22) o lançamento das candidaturas do partido no Distrito Federal às eleições deste ano. Entre os nomes que disputarão o pleito estão o candidato a deputado federal Gilvan Máximo, o candidato a deputado distrital Rodrigo Delmasso e a ex-ministra Damares Alves, que vai concorrer ao Senado. O suplente dela é o presidente do União Brasil no DF, Manoel Arruda.
O evento começou por volta das 19h30. A candidata a vice-governadora do DF na chapa do governador Ibaneis Rocha, Celina Leão, participou da cerimônia, assim com a primeira-dama do DF, Mayara Noronha. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também estava presente. "Nós estamos inaugurando uma nova política no Distrito Federal e no Brasil", afirmou Damares em discurso.
O presidente local do Republicanos, Wanderley Tavares, disse que candidatas mulheres não são cotas do partido, mas "uma necessidade". Ele também mencionou Ibaneis no discurso e afirmou que a senadora será um apoio no Senado caso vença a eleição.
A ex-ministra já tinha anunciado a candidatura, mas o lançamento oficial não havia ocorrido. O diretório local do Republicanos só entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ata da convenção partidária fechada, com todos os candidatos, no limite do prazo.
Leia mais: Polícia Federal inicia inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica
Damares foi anunciada anteriormente como candidata ao Senado na chapa do governador Ibaneis, mas acabou deixando o grupo a pedido do presidente Jair Bolsonaro, que articulava em favor da deputada federal Flávia Arruda (PL), também concorrente ao Senado no DF.
Bastidores
Flávia foi a primeira candidata ao Senado da chapa de Ibaneis, mas o governador se afastou da deputada quando surgiu a possibilidade de o marido dela, o ex-governador José Roberto Arruda (PL), disputar com o chefe do Executivo local o Governo do Distrito Federal.
Damares foi chamada para integrar o grupo do governador com o Republicanos, mas, com a desistência de Arruda, que decidiu concorrer à Câmara, acabou desconvidada.