Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em inesperado comunicado, EUA e China se comprometem com esforços por clima

|

Estados Unidos e China, os dois maiores emissores de gases do efeito estufa, divulgaram inesperado comunicado conjunto, nesta quarta-feira, 10, em que se comprometem com a cooperação bilateral nos esforços para mitigação do aquecimento global.

A declaração foi elaborada em reuniões de representantes dos dois países durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-26), que acontece em Glasgow, na Escócia.

Intitulado "Declaração Conjunta EUA-China de Glasgow sobre o Aprimoramento da Ação Climática na década de 2020", o texto apresenta uma série de áreas em que as partes concordam em trabalhar juntas. As duas maiores economias do planeta reconhecem a "seriedade e urgência da crise climática" e prometem se empenhar para acelerar medidas que evitem "impactos catastróficos".

Washington e Pequim também reafirmam o apoio ao Acordo de Paris, com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global em nível "bem abaixo" de 2ºC, preferencialmente em 1,5ºC.

Publicidade

"Nesse sentido, eles estão empenhados em prosseguir esses esforços, inclusive tomando as ações climáticas reforçadas que aumentam a ambição na década de 2020 no contexto do Acordo de Paris", diz a nota.

As duas potências admitem que ainda há muitas lacunas nas ambições climáticas e ressaltam que atuarão para resolvê-las junto à comunidade internacional. "Os dois lados pretendem aproveitar este momento crítico para se engajar em esforços individuais e combinados ampliados para acelerar a transição para uma economia global de neutralidade de emissões", pontuam.

Publicidade

Os americanos e chineses salientam ainda o apoio ao compromisso multilateral contra o desmatamento ilegal e acrescentam que acabar com a degradação das florestas "contribuiria significativamente" para os esforços em prol das metas do Acordo Paris.

"Os dois lados relembram seus respectivos compromissos com relação à eliminação do apoio a uma geração inabalável de energia a carvão térmico internacional", reforçam.

Por último, EUA e China planejam criar um grupo de trabalho conjunto para avaliar os avanços dos dois lados nessa área do clima.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.