Quer começar a correr? Siga estas 8 dicas para uma prática segura
A corrida é uma modalidade acessível para quem deseja sair do sedentarismo. Mas é preciso alguns cuidados — confira as orientações...
Folha Vitória|Do R7
Foto: Reprodução/Freepik @pressfoto
*Por Fernanda Bassette, da Agência EinsteinPara muitas pessoas, uma das metas de Ano Novo é sair do sedentarismo e começar a praticar algum esporte. Opções não faltam, mas, se você não quiser se comprometer com uma academia, por exemplo, praticar corrida é uma opção acessível e de pouco custo. Só que não basta calçar o primeiro par de tênis que encontrar no armário e sair correndo. Praticar corrida exige comprometimento, disciplina e orientação adequada para evitar lesões. “A corrida é uma das atividades físicas mais completas que existem. Ela traz benefícios cardiovasculares, metabólicos, psicológicos e funcionais”, destaca o treinador Everton Crivoi, doutor em ciências do esporte e responsável pela Assessoria de Corrida do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein. “Correr fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e ainda ajuda no controle da pressão arterial.”E os benefícios não param por aí. O gasto calórico elevado auxilia no emagrecimento e na manutenção do peso saudável. Além disso, correr também é uma maneira de estimular a formação óssea, reduzindo o risco de osteoporose e melhorando a força muscular.
Para mais dicas e orientações sobre como começar a correr de forma segura, consulte a matéria completa no nosso parceiro Folha Vitória.
Leia Mais em Folha Vitória: