Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Novo livro de Abel cita pássaros com nomes de torneios, fala de motivação e tem QR Code com preleção

Abel Ferreira cumpriu a promessa de que lançaria uma versão adicional de “Cabeça Fria, Coração Quente”. Está à venda desde fevereiro...

Estadão Conteúdo|Do R7


Abel Ferreira cumpriu a promessa de que lançaria uma versão adicional de “Cabeça Fria, Coração Quente”. Está à venda desde fevereiro “Volta Extra: temporada 2022?, livro que, em síntese, mergulha nos bastidores das conquistas do Palmeiras no ano passado. Em 168 páginas, a obra publicada pela editora Garoa Livros esmiúça os desdobramentos da temporada passada, com destaque para os títulos da Recopa Sul-Americana, do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.

A trajetória bem-sucedida do Palmeiras na temporada de 2022 é retratada sob a ótica da comissão técnica. A nova versão, como a primeira, é escrito a quatro mãos, por Tiago Costa, auxiliar de Abel, e pelo próprio treinador português. Os outros assistentes que compõem a comissão, Carlos Martinho, João Martins e Vitor Castanheiras são coautores. O Palmeiras se classificou neste domingo para mais uma final de competição: bateu o Ituano e garantiu presença na decisão do Paulistão pela quarta vez seguida. O time está invicto na competição.

Trata-se da sequência do “Grande Prêmio Palmeiras” descrito na primeira edição de “Cabeça Fria, Coração Quente”. Amantes do automobilismo, os portugueses fizeram mais analogias com o esporte a motor para nomear os capítulos, desde a relargada, passando pelas curvas (de 1 a 6) até o fim da volta, ou melhor, da temporada.

Publicidade

As poesias de José Saramago, celebrado escritor português ganhador do Nobel de Literatura de 1998, estão presentes na orelha do livro, cujas histórias são narradas em primeira pessoa.

Publicidade

Mentalidade

As vertentes são as mesmas da primeira e principal publicação, isto é, o novo livro é didático, metodológico e fotográfico. São muitas ilustrações. Tem imagens do fotógrafo do clube, César Greco, que indicou a editora Garoa Livros a Abel Ferreira, além de reproduções de figuras, slides e tabelas expostos aos atletas que exibem as minúcias dos planos táticos elaborados pelo treinador e sua comissão.

Publicidade

Chama atenção o método que a comissão técnica encontra para motivar os atletas antes das partidas mais importantes da temporada. Quase como uma estratégia de coach, Abel e os auxiliares abusam de palavras e frases motivacionais - “nós acreditamos, e você” - elaboram perguntas que estimulam reflexões, resgatam o aspecto emocional ao evocar os familiares e amigos dos jogadores por meio de fotos, vídeos e mensagens, e estampam as paredes dos quartos dos jogadores com a ilustração da taça que eles estavam buscando - no caso, a do Mundial de Clubes.

A ideia mais criativa é um amigo secreto em que os jogadores tinham de descrever o companheiro com palavras cujas iniciais eram as letras que compunham o nome do colega, além de escrever o que mais admiram nesse amigo secreto e dizer o que significava conquistar o Mundial de Clubes.

“Nossa ideia era propiciar um momento de descontração para ajudar a quebrar a ansiedade competitiva”, justificam Abel e Tiago no livro. Houve também a confecção de uma lona com palavras que definiam a equipe: mentalidade, comprometimento, equilíbrio e vontade. As três últimas foram escolhidas pelos líderes do elenco. Na ordem, Weverton, Marcos Rocha e Gustavo Gómez.

Edição especial

Também está à venda nas livrarias físicas e on-line uma edição que anexa a Volta Extra em Cabeça Fria, Coração Quente. Trata-se de uma edição especial limitada a seis séries de 1978 exemplares que custa R$ 350. Cada caixa contém um livro em capa dura, uma foto da conquista que dá nome à série do exemplar e um pôster com o “Código de Honra” da comissão de Abel Ferreira. Mais um legado a ser deixado pelo português ao Brasil, carente de documentos assim na literatura esportiva do País. Na Europa, essas obras são comuns.

Segundo os autores, o lucro advindo do livro será doado integralmente ao instituto Ayrton Senna e ao Projeto Cesta de Três. A primeira organização, administrada por Viviane Senna, irmã do lendário piloto brasileiro, ajuda a formar professores, gestores e pesquisadores e a preparar crianças e jovens. A segunda, criada pelas irmãs e ex-atletas Cintia, Helen e Silvia, é uma iniciativa que usa o basquete como agente de transformação social. A primeira versão do livro movimentou mais de R$ 5 milhões no segmento editorial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.