Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião com latino-americanos vindos da Ucrânia chega ao México

Grupo de 81 pessoas partiu de Bucareste, na Romênia, após sair do território ucraniano e desembarcou na Cidade do México 

Internacional|Do R7

Passageiros que estavam na Ucrânia desembarcam no México
Passageiros que estavam na Ucrânia desembarcam no México Passageiros que estavam na Ucrânia desembarcam no México

Um grupo de 44 mexicanos e seus parentes — que incluem 28 ucranianos e um australiano, além de sete equatorianos e um peruano — chegou à Cidade do México na manhã desta sexta-feira (4) após sair da Ucrânia pela fronteira com a Romênia.

"Nesta manhã o avião da Força Aérea Mexicana chegou sem incidentes com 81 passageiros", disse o chanceler Marcelo Ebrard na entrevista coletiva matinal do presidente Andrés Manuel López Obrador.

A aeronave pousou por volta da 1h (4h em Brasília) após um voo de quase 24 horas, com escalas incluídas, vindo de Bucareste.

Em imagens divulgadas pela chancelaria, as pessoas são vistas com roupas quentes, usando máscara e carregando alguns pertences.

Publicidade

Integrantes da Força Aérea tiraram uma foto ao pé do avião com as bandeiras do México e da Romênia. Há algumas crianças no grupo e também uma mulher que viajou com Salchicha, seu cachorro.

Ebrard descreveu o retorno dos mexicanos e suas famílias como "muito emocionante" e lembrou que alguns foram retirados da Ucrânia quando tropas russas já haviam iniciado os bombardeios.

Publicidade

O México negociou com alguns governos latino-americanos, como Peru e Equador, a transferência de seus cidadãos da Romênia. O australiano é marido de uma mexicana.

O Ministério das Relações Exteriores registrou 225 mexicanos que vivem na Ucrânia, a maioria deles na capital, Kiev.

Publicidade

A repatriação começou antes da invasão russa. Ebrard afirmou que o governo continua a ajudar outros mexicanos que desejam deixar a Ucrânia para a Romênia e garantiu que, se necessário, outro avião militar seria enviado para levá-los ao México.

Leia também

O ministro das Relações Exteriores reiterou a postura do México em relação à ofensiva russa contra a Ucrânia, condenando-a.

Em relação a um pedido que, segundo a mídia local, os legisladores ucranianos teriam feito ao México para fornecer armas, o presidente López Obrador disse que seu governo rejeita dar esse tipo de ajuda. "Não enviamos armas a lugar algum, somos pacifistas", afirmou.

Incêndios e protestos: veja imagens do nono dia de invasão russa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.