Primeiro encontro terminou sem muitos avanços
VIA REUTERS - 28.02.22Uma delegação da Rússia está a caminho do local onde pretende se encontrar com representantes da Ucrânia em uma segunda rodada de negociações sobre um possível cessar-fogo, informou a agência de notícias bielorrussa Belta.
A agência oficial russa Tass havia dito mais cedo que as conversas aconteceriam em território de Belarus, em Belovézhskaya Puscha, na região de Brest.
O assessor presidencial ucraniano Alexei Arestovich afirmou horas antes que a "data provável" para o segundo encontro seria hoje, mas se recusou a confirmar se a Ucrânia participaria, assim como o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.
A primeira rodada ocorreu em 28 de fevereiro na fronteira bielorrusso-ucraniana em Pripyat, na região de Gomel.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse ontem à rede CNN que a primeira coisa a ser decidida em uma eventual reunião "é parar o combate", caso contrário "o tempo será desperdiçado".
Já o presidente russo, Vladimir Putin, deixou claro na segunda-feira (28) que só vai interromper a invasão se os "legítimos interesses de segurança da Rússia, incluindo sua soberania sobre a Crimeia", uma península ucraniana anexada em 2014, forem considerados, assim como a "desmilitarização e desnazificação" da Ucrânia e seu status neutro em relação à Otan.