Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Equador em alerta por presença de navios chineses em Galápagos

Marinha equatoriana identificou 260 embarcações em áreas que estão sob proteção especial para preservar a fauna marinha única do arquipélago

Internacional|Do R7

Garça pousa em rocha na ilha Isabela do Parque Nacional de Galapagos
Garça pousa em rocha na ilha Isabela do Parque Nacional de Galapagos Garça pousa em rocha na ilha Isabela do Parque Nacional de Galapagos

A marinha do Equador está em alerta para a presença de navios próximos das ilhas vulcânicas de Galápagos. O país decidiu aumentar o controle e o monitoramento na região após perceber que 260 navios, a maior parte deles chineses, estavam na zona econômica exclusiva da ilha.

Veja também: Tartaruga Diego volta a Galápagos após 87 anos e 800 filhotes

As ilhas de Galapagos são patrimônio da humanidade e protegidas pela Unesco desde 1984. Por lá, são vistas as famosas tartarugas gigantes, iguanas marinhas, entre outras. A região é o lar de um dos ecossistemas marinhos mais ricos e único do mundo.

A decisão de aumentar o controle na região partiu do presidente Lenín Moreno para evitar grandes quantidades de barcos de pesca nas águas das ilhas, que também funciona como berçário para inúmeras espécies. 

Publicidade

"Vamos trabalhar em uma abordagem regional para defender e proteger a Zona Econômica Exclusiva atribuída à Reserva Marina de Galápagos, em uma das áreas mais ricas de pesca e de vida para o planeta", disse Moreno.

Navio de pesca chinês apreendido na reserva de Galapagos, em 2017
Navio de pesca chinês apreendido na reserva de Galapagos, em 2017 Navio de pesca chinês apreendido na reserva de Galapagos, em 2017

Outros episódios

Em 2017, um navio chinês foi apreendido na Reserva Marinha de Galápagos transportando 300 toneladas de fauna marinha, principalmente tubarões. Na ocasião, o Equador fez uma queixa formal ao embaixador da China no país, em Quito. O governo equatoriano chegou a recorrer a órgãos internacionais para proteger a região.

O arquipélago equatoriano recebeu este nome devido às gigantescas tartarugas Galápagos que vivem ali e serviu de laboratório natural para o cientista inglês Charles Darwin, autor da teoria sobre a evolução das espécies.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.