Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de chuvas faz com que construção submersa reapareça após reservatório secar na Espanha

Nível médio nas represas da Catalunha é de apenas 27% e moradores da região foram aconselhados a economizar água

Internacional|

Torre surgiu após anos de chuvas abaixo da média na região da Catalunha
Torre surgiu após anos de chuvas abaixo da média na região da Catalunha Torre surgiu após anos de chuvas abaixo da média na região da Catalunha

A Espanha enfrenta uma seca de longa duração após 36 meses de chuvas abaixo da média, com algumas regiões tão secas que as autoridades pediram à população para reduzir o uso de água, enquanto os meteorologistas alertam para o pior.

Alguns reservatórios da Catalunha, que circunda Barcelona, estão tão baixos que antigas construções como pontes ressurgiram, pessoas empinam pipas no leito de lagos e aplicativos de navegação mostram alguém no meio da água quando está em terra firme.

O clima estará mais seco e quente do que o normal nesta primavera do Hemisfério Norte ao longo da costa nordeste do Mediterrâneo, que inclui a Catalunha. O clima seco aumentará o risco de incêndios florestais, mesmo que traga chuvas médias em todo o país, disse a agência meteorológica da Espanha, Aemet.

"Esta é uma área que poderíamos descrever como terra de ninguém porque não está sendo afetada pelas tempestades vindas do Atlântico e do Mediterrâneo", disse o porta-voz da Aemet, Ruben del Campo, à Reuters, referindo-se ao nordeste da Espanha.

Publicidade

Ele apontou as mudanças climáticas como um dos principais fatores.

“As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão aumentando com mais frequência do que em outras regiões”, disse del Campo.

Publicidade

A seca na Espanha, medida em 12 meses, não é pior do que em 2017, 2012 e 2005. Mas o nível médio de água nos reservatórios da Catalunha é de apenas 27%, ligeiramente acima do nível em partes da região sul da Andaluzia.

Após 25 meses sem chuva significativa, a Catalunha pediu no início deste mês que a maioria dos 7 milhões de habitantes reduzisse o uso de água em 8% em casa, 15% na indústria e 40% na agricultura.

França é conhecida pelas grandes manifestações ao longo dos séculos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.