Internacional França: reabertura de Notre-Dame deve ocorrer só em 2024

França: reabertura de Notre-Dame deve ocorrer só em 2024

Local está fechado para visitação desde abril de 2019, quando um incêndio destruiu o teto e danificou parte do interior

AFP
Registro feito da Notre-Dame dias após o fogo ter destruído o teto e parte interna da estrutura

Registro feito da Notre-Dame dias após o fogo ter destruído o teto e parte interna da estrutura

REUTERS/ Christian Hartmann/29.04.2019

As autoridades encarregadas da reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris mantêm 2024 como data de reabertura, informa um comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (1º).

“Estamos caminhando firmemente para a reabertura da catedral em 2024”, explicou o general Jean-Louis Georgelin, que dirige as obras de reconstrução do templo, que sofreu um incêndio em 2019.

A promessa de reabertura em 2024 foi feita pelo presidente francês, Emmanuel Macron, na mesma noite do incêndio, que destruiu o teto da catedral e danificou partes de seu interior, em 15 de abril de 2019.

“A reconstrução da primeira abóbada que desabou representa uma etapa importante, e a decoração interna está recuperando toda a sua beleza”, explicou o general Georgelin.

O comunicado cita ainda “um relatório recente tornado público em outubro de 2022” pelo Tribunal de Contas francês, que assegurou que “parecem reunidas as condições para a reabertura da catedral em 2024”.

A gigantesca obra de reconstrução da centenária catedral parisiense tem sofrido inúmeros atrasos, principalmente devido ao chumbo derretido, que exigiu uma profunda campanha de descontaminação do local e arredores, e depois pela pandemia de Covid-19, bem como a achados arqueológicos no subsolo do templo.

Últimas