Espanha envia 10 mil militares para buscar desaparecidos; há mais de 200 mortos
Segundo as autoridades, o número de mortos aumentou para 211 e não se sabe quantas pessoas sumiram nas enchentes
Internacional|Do R7
O Governo da Espanha anunciou que dez mil militares serão enviados à Comunidade Valenciana, para ajudar na busca pelas pessoas que desapareceram, após fortes chuvas atingirem a região, na última terça-feira (02). Segundo a agência de notícias AFP, o envio das tropas foi anunciado pelo primeiro-ministro Pedro Sanchez, neste sábado (2).
Em discurso televisionado para todo o país, Sanchez detalhou que serão cinco mil soldados e cinco mil policiais e guardas civis. Além das buscas por desaparecidos, os agentes irão apoiar no serviço de limpeza das ruas.
Até o momento, as autoridades espanholas confirmaram a morte de 211 pessoas, sendo grande parte das vítimas nas regiões de Valência, Castela-La Mancha e Andaluzia.
Os órgãos oficiais ainda não divulgaram o número exato de pessoas que sumiram nas enchentes.
Além dos policiais e militares, cerca de 15 mil voluntários estão atuando nas regiões mais afetadas.
Entenda a tragédia
As costas sul e leste da Espanha foram atingidas por tempestades criadas por um fenômeno meteorológico chamado DANA (Depressão Isolada em Níveis Alto, em português), na última terça-feira (29).
A condição é caracterizada pela formação de uma área de baixa pressão nas camadas superiores da atmosfera e pode causar condições climáticas instáveis, resultando em chuvas intensas, tempestades e, em alguns casos, enchentes.
As regiões da Comunidade Valenciana e de Castela-La Mancha, na costa leste, foram as mais atingidas, com foco na cidade de Paiporta, que até a última sexta-feira (1º), registrou 64 mortes.
Contudo, grande parte do país foi afetado com diversas rodovias e linhas de trem e metrô sendo afetadas pela grande quantidade de água. Diversos municípios também sofreram com a falta de água e de eletricidade.
De acordo com as autoridades e órgãos meteorológicos espanhóis, somente na terça-feira (29), choveu o esperado para todo o ano. As tempestades acabaram na quinta-feira (31).
Durante os trabalhos de recuperação da tragédia, 43 pessoas foram presas por roubos e furto, incluindo um quarteto que assaltou uma loja de joias.
Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Valência, mostram alguns resgates e a situação das ruas da região.