Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Imagens do espaço revelam extensão da coluna de fumaça dos incêndios em Los Angeles

Número de mortos confirmados subiu para 10 pessoas, e o menos 180 mil pessoas precisaram sair das casas às pressas

Internacional|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Número de mortos confirmados subiu para 10 pessoas Reprodução/Laboratório Copernicus – 10.01.2025

O Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copernicus, liberou imagens de satélite mostrando a coluna de fumaça formada pelos incêndios que atingem a cidade de Los Angeles. A imagem foi registrada na quinta-feira (9) e publicada nesta sexta (10). Ainda ontem, o número de mortos confirmados subiu para 10 pessoas, e o fogo seguia fora de controle em pelo menos três pontos da região de Los Angeles. A previsão é de que os ventos continuem fortes hoje, o que deve dificultar ainda mais o trabalho dos bombeiros. Ao menos 180 mil pessoas precisaram deixar as casas, e outras 200 mil estão em alerta.

Veja mais

Segundo a organização europeia, os dados abertos fornecidos pelos satélites Sentinel do Copernicus “são essenciais para monitorar e mapear a extensão e os efeitos dos incêndios florestais em todo o mundo, informando avaliações de danos e apoiando operações de gestão.”

Imagem do Programa de Observação da Terra da União Europeia, o Copernicus, capturada nessa quinta (9) e divulgada nesta sexta (10) Reprodução/Laboratório Copernicus – 10.01.2025

Nasa

Imagens capturadas no dia 7 de janeiro, quando o incêndio começou, mostram uma coluna ainda mais densa de fumaça e diversos pontos com chamas ativas. Em uma publicação no site, a Nasa (National Aeronautics and Space Administration) explicou que os ventos de Santa Ana criaram “condições climáticas críticas de incêndio no sul da Califórnia, segundo o Serviço Meteorológico Nacional”.

Imagem feita pela Nasa no início dos incêndios, no dia 7 de janeiro Wanmei Liang/Nasa - 7.1.2024

Os ventos de Santa Ana ocorrem normalmente entre outubro e janeiro, sendo caracterizados por ventos secos e fortes que descem pelas encostas das cadeias montanhosas do interior, via estreitos desfiladeiros e se dirigem para a costa.


Imagem feita pela Nasa no início dos incêndios, no dia 7 de janeiro Wanmei Liang/Nasa - 7.1.2024

“Embora as condições de vento sejam típicas nesta época do ano, a falta de chuva contribuiu para o perigoso clima de incêndio. Desde outubro, o sul da Califórnia tem recebido chuvas insignificantes e, segundo o climatologista Daniel Swain, a região teve o início de inverno mais seco já registrado”, explicou a agência.

Letreiro de Hollywood

O famoso letreiro de Hollywood, em Los Angeles, precisou ser fechado após avanço do fogo em direção à estrutura do monumento. Outros pontos turísticos da cidade também precisaram interromper as visitações por questão de segurança, como um zoológico e um parque próximo da região. Os incêndios afetaram também a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2025, prevista inicialmente para sair no próximo dia 17.

O presidente do Conselho Municipal pediu para a população evitar circular pelas estradas, que têm sido usadas pelas equipes no combate ao fogo. As chamas seguem fora de controle, sendo favorecidas pelo vento forte e tempo seco da região. O presidente Joe Biden declarou emergência na Califórnia, além de enviar aviões-tanque, helicópteros e outros veículos ao estado. A Casa Branca vai arcar com 75% dos custos do governo local para apagar o fogo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.