Internacional Itália prende dois supostos traficantes de pessoas por naufrágio com 67 mortos

Itália prende dois supostos traficantes de pessoas por naufrágio com 67 mortos

Os detidos são acusados de imigração ilegal, de homicídio culposo múltiplo e de ferimentos; a dupla foi identificada por sobreviventes

Agência EFE

Resumindo a Notícia

  • A polícia da Itália prendeu dois traficantes de pessoas pelo naufrágio com 67 mortos.
  • A dupla foi acusada de imigração ilegal, homicídio culposo múltiplo e ferimentos.
  • A embarcação transportava ao menos 180 imigrantes da Turquia para a Itália.
Navio partiu da costa turca da Anatólia e naufragou em frente a Crotone, na Calábria

Navio partiu da costa turca da Anatólia e naufragou em frente a Crotone, na Calábria

Carmelo Imbesi/EFE/EPA - 1º.3.2023

Dois dos quatro supostos traficantes de pessoas que comandavam a embarcação que naufragou com 180 migrantes no domingo (26), na costa da região da Calábria, no sul da Itália, foram postos em prisão preventiva nesta quarta-feira (1º), acusados da catástrofe, na qual já morreram 67 pessoas.

Um tribunal em Crotone validou a prisão dos supostos traficantes, um turco de 50 anos e um paquistanês de 25, que foram detidos na segunda-feira (27). Um terceiro suspeito, também paquistanês e de 17 anos, está sob custódia do tribunal de menores, que decidirá nesta quinta-feira (2) se o manterá na prisão, enquanto um quarto está em paradeiro desconhecido.

Os dois adultos são acusados dos crimes de imigração ilegal, de homicídio culposo múltiplo e de ferimentos e foram identificados pelos próprios sobreviventes.

A catástrofe ocorreu na manhã do domingo passado (26), quando o navio, que tinha partido quatro dias antes da costa turca da Anatólia, naufragou em frente a Crotone, na Calábria, com cerca de 180 imigrantes a bordo — entre eles, além de turcos, havia afegãos, iranianos, iraquianos e sírios.

Após a tragédia, foram confirmados 67 imigrantes mortos — cujos corpos foram encontrados — e cerca de 80 sobreviventes, dos quais 14 são menores de idade, segundo o último relatório oficial da delegação governamental na Calábria.

Enquanto o Ministério Público investiga o caso, aumentam as dúvidas na Itália sobre a possibilidade de que o naufrágio tivesse sido evitado, uma vez que a guarda costeira italiana reconheceu que a agência europeia Frontex já havia alertado para a presença da embarcação na tarde anterior à tragédia, no sábado (25).

A nova secretária do opositor Partido Democrata, Elly Schlein, pediu a renúncia do ministro do Interior, Matteo Piantedosi.

Últimas