Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kim Jong-un cobra maior poder de defesa em reunião-chave com militares

Estados Unidos e Coreia do Sul acreditam que líder norte-coreano pode fazer teste nuclear a qualquer momento

Internacional|

O líder Kim Jong-un (no centro da mesa) em reunião com militares nesta sexta (24)
O líder Kim Jong-un (no centro da mesa) em reunião com militares nesta sexta (24) O líder Kim Jong-un (no centro da mesa) em reunião com militares nesta sexta (24)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou o fortalecimento das capacidades de defesa da Coreia do Norte, afirmou a imprensa estatal nesta sexta-feira (24, horário local), ao encerrar uma reunião-chave do partido com as principais autoridades militares. O evento foi realizado em meio a crescentes preocupações sobre um possível teste nuclear do país.

A reunião foi observada de perto devido às especulações cada vez maiores de que Pyongyang pode realizar seu primeiro teste nuclear em cinco anos, o que autoridades dos EUA e da Coreia do Sul dizem que agora pode acontecer “a qualquer momento”.

Kim liderou a Reunião Ampliada da 8ª Comissão Militar Central, que durou três dias e terminou na quinta-feira (23), na qual autoridades “examinaram e aprovaram a importante questão de fornecer uma garantia militar para fortalecer ainda mais a dissuasão de guerra do país”, segundo a agência oficial KCNA.

A reportagem da KCNA não menciona diretamente os programas de mísseis balísticos ou nucleares da Coreia do Norte, mas afirmou que Ri Pyong Chol, que tem liderado o desenvolvimento de mísseis da Coreia do Norte, foi eleito vice-presidente da poderosa Comissão Militar Central do Partido.

Publicidade

“(Kim) sublinhou a necessidade de que todo o Exército... consolidasse de todas as maneiras as capacidades poderosas de autodefesa para arrebatar qualquer força hostil”, disse a KCNA.

Durante a reunião, a Coreia do Norte fez uma rara menção de que revisará seus planos de guerra e disse que decidiu reforçar os deveres operacionais de suas unidades de linha de frente com um “importante plano de ação militar”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.