Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Polícia turca prende 12 pessoas em inquérito sobre tentativa de golpe

Desde tentativa de golpe em 2016, Turquia já prendeu 77 mil pessoas, suspendeu 150 mil funcionários e fechou dezenas de veículos de mídia

Internacional|Do R7

A polícia turca deteve 12 pessoas, incluindo dois proeminentes acadêmicos, nesta sexta-feira (16), como parte de uma investigação contra o importante ativista de direitos humanos e empresário Osman Kavala e sua organização cultural, informou a mídia estatal.

Kavala foi preso há um ano enquanto aguarda julgamento acusado de tentar derrubar o governo da Turquia, em inquérito que apura a rede acusada por Ancara de conduzir uma tentativa fracassada de golpe de Estado em 2016.

Grupos de direitos humanos e membros do Parlamento Europeu têm pedido repetidamente que o empresário seja solto, e um indiciamento contra ele ainda não foi apresentado pelas autoridades.

Leia também

Os dois acadêmicos foram identificados como Turgut Tarhanli, reitor da faculdade de direito da Universidade Bilgi de Istambul, e Betul Tanbay, professor de matemática da Universidade Bogazici, que foi eleito este ano vice-presidente da Sociedade Europeia de Matemática.


Segundo a agência de notícias estatal Anadolu, procuradores de Istambul emitiram mandados de prisão contra 20 suspeitos e a polícia conduziu operações simultâneas em diversos endereços.

Desde de a tentativa de golpe em julho de 2016, a Turquia já prendeu 77 mil pessoas, suspendeu ou demitiu 150 mil funcionários públicos e militares, e fechou dezenas de veículos de mídia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.