Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Republicanos e democratas apresentam projeto para proibir negócios dos EUA com a Venezuela

Proposta apresenta exceções para negócios com objetivos humanitários ou que sejam de interesse norte-americano

Internacional|

Câmara dos Representantes dos EUA pode aprovar projeto
Câmara dos Representantes dos EUA pode aprovar projeto Câmara dos Representantes dos EUA pode aprovar projeto

Um grupo de legisladores dos Estados Unidos, democratas e republicanos, apresentou nesta quinta-feira (2) um projeto de lei que visa proibir agências federais de fazer negócios com indivíduos ou empresas que "apoiam" o governo da Venezuela.

É a segunda vez que este projeto legislativo, conhecido como "Lei Bolívar", é apresentado no Congresso americano. Na última legislatura, a proposta obteve o sinal verde do Senado, mas não da Câmara dos Representantes, pois nem sequer foi votada em plenário.

"Nicolás Maduro está cometendo genocídio contra o povo venezuelano. Nenhum centavo do dinheiro do contribuinte deve ser usado para sustentar esse regime assassino", disse o senador da Flórida Rick Scott, um dos patrocinadores do projeto de lei, em um comunicado.

A proposta proíbe que as agências do governo dos EUA tenham contratos para a aquisição de bens ou serviços com "qualquer pessoa" que "conscientemente participe de transações comerciais significativas com uma autoridade do governo da Venezuela".

Publicidade

Por outro lado, a iniciativa contempla exceções para negócios com objetivos humanitários ou que sejam de interesse nacional dos Estados Unidos.

O Executivo venezuelano já expressou rejeição à proposta quando foi aprovada pela primeira vez pelo Senado dos Estados Unidos em dezembro do ano passado.

Publicidade

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano qualificou a iniciativa como "nefasta" e considerou que "constitui uma violação das liberdades econômicas e uma ofensa grave contra o povo venezuelano".

Os EUA impuseram uma série de sanções econômicas e diplomáticas contra o governo da Venezuela, abrangendo inclusive exportações de petróleo e negócios com funcionários e entidades governamentais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.