Responsável pelo golpe da lasanha de cavalo é preso na Espanha
O holandês foi preso após 10 anos misturando carnes bovinas e equinas sem a autorização necessária. Muitos europeus comeram lasanha de cavalo
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
Agentes da Guarda Civil espanhola prenderam no último dia 23 o holandês Jan Fasen, a pedido da França. O motivo da prisão é que Fasen foi condenado pela corte suprema de Paris a dois anos de prisão por vender carne de cavalo sem o consentimento das autoridades.
As experiências de Fasen com carne irregular duravam ao menos 10 anos. Em 2009, suas atividades foram descobertas na Holanda enquanto ele vendia carne de cavalo como se ela obedecesse os preceitos do Islamismo.
Já em 2013, o “imperador da carne de cavalo”, como ficou conhecido, foi acusado de vender 538 toneladas de uma mistura de carnes equinas e bovinas, sem avisar as autoridades da combinação. Grande parte dessa carne foi usada para fazer lasanhas e outros pratos congelados.
A carne e os produtos derivados foram exportados para 13 países, causando um grande escândalo em toda a Europa e obrigando a União Europeia a endurecer os critérios de controle da alimentação.
Depois disso, Fasen ainda fugiu para a Espanha, onde continuou envolvido com adulteramento de carnes e chegou a ser investigado.
Contudo, sua prisão só foi realizada na última semana por conta do pedido da Justiça francesa que o condenou há dois anos de prisão. O tribunal espanhol agora terá de decidir sobre a extradição do imperador da carne de cavalo.