Internacional Rússia lamenta recusa de Biden para conversar com Putin

Rússia lamenta recusa de Biden para conversar com Putin

Diplomacia russa destacou que a responsabilidade de reatar relação entre os dois países recai plenamente sobre os EUA

Rússia lamentou que Biden recusou conversar com Putin

Rússia lamentou que Biden recusou conversar com Putin

Tom Brenner/Reuters - 10.3.2021

A Rússia lamentou nesta segunda-feira (22) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não tenha aceitado o convite de Vladimir Putin para conversar em reunião virtual, após o americano ter chamado o mandatário russo de "assassino".

"Foi perdida mais uma oportunidade de buscar uma saída para o atoleiro em que as relações russo-americanas estão presas por causa de Washington", disse o Ministério das Relações Exteriores russo em comunicado.

A diplomacia russa destacou que a responsabilidade recai plenamente sobre os EUA. Na semana passada, Putin convidou o presidente americano para conversar na sexta-feira ou nesta segunda-feira sobre as relações bilaterais.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou nesta segunda-feira que a agenda do líder russo não inclui uma conversa com Biden.

"Entendi que a parte americana não mostrou disposição a respeito", comentou Peskov.

O embaixador russo em Washington, Anatoli Antonov, chegou neste domingo a Moscou para conversas, após Biden ter chamado Putin de "assassino" durante uma entrevista, declaração que a Rússia prometeu não deixar passar.

Antonov participou de reuniões na sede do Ministério das Relações Exteriores que duraram duas horas e terminaram sem declarações à imprensa.

Antes, o Kremlin classificou como "muito ruins" as relações atuais com os EUA, depois de palavras "sem precedentes" do mandatário americano sobre o governante russo.

A Rússia disse estar disposta a manter as relações com os EUA, já que os laços representam interesses não apenas dos dois países, mas de todo o mundo.

"Sempre acreditamos no melhor, mas estamos preparados para o pior", declarou Peskov.

Últimas