Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Síria: comboios da ONU chegam a Ghouta com remédios e comida

Pelo menos 46 caminhões com medicamentos e alimentos começam a adentrar enclave rebelde; mortos por bombardeios chegam a 695

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com agências internacionais

Veículos da ONU devem distribuir ajuda em Ghouta
Veículos da ONU devem distribuir ajuda em Ghouta Veículos da ONU devem distribuir ajuda em Ghouta

Comboios humanitários da ONU (Organização das Nações Unidas) começaram a chegar na região de Ghouta Oriental, na Síria, nesta segunda-feira (5). Pelo menos 46 caminhões carregados com suprimentos como remédios e 5.500 embalagens de alimentos estão preparados para adentrar o enclave, segundo a agência de notícias Reuters. 

Ghouta Oriental é o último grande reduto dos rebeldes no país governado por Bashar al-Assad e tem sido alvo de bombardeios de forças pró-governo desde o último dia 18, em uma batalha que já deixou mais de 600 mortos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Leia também

Ali al-Za'tari, um alto funcionário das Nações Unidas que conduz o comboio, disse à Reuters que a ajuda levaria "muitas horas" para ser distribuída na região e que os veículos devem deixar o local "bem depois do anoitecer". 

Um funcionário da OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda afirmou que, no acesso a Ghouta Oriental, as autoridades do governo sírio confiscaram boa parte dos materiais médicos presentes nos veículos da ONU, impedindo a entrada de kits cirúrgicos, insulina, equipamento de diálise de entrar no enclave dos rebeldes. 

Publicidade

Revisão no número de mortos

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, grupo de monitoramento da guerra com sede no Reino Unido, divulgou nesta segunda-feira que o número de mortos pelos bombardeios desde o último dia 18 chega a 695 — incluindo 168 crianças crianças e 98 mulheres. Os feridos, por sua vez, ultrapassam 3.600.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.