Rússia x Ucrânia

Internacional Submarinos russos lançam mísseis do mar do Japão durante tensão com o país sobre a Ucrânia

Submarinos russos lançam mísseis do mar do Japão durante tensão com o país sobre a Ucrânia

Além das embarcações, 15 navios participaram das manobras; governo japonês declarou um embargo ao carvão russo em reação à invasão do território ucraniano

AFP
Míssil é lançado de um submarino russo durante manobra no mar do Japão

Míssil é lançado de um submarino russo durante manobra no mar do Japão

Reprodução/Twitter @mod_russia

Submarinos russos dispararam mísseis durante manobras no mar do Japão, anunciou o Ministério da Defesa nesta quinta-feira (14), em meio à tensão entre Moscou e Tóquio sobre a Ucrânia.

"Submarinos da Frota do Pacífico dispararam mísseis de cruzeiro Kalibr contra navios inimigos fictícios", disse o ministério russo em comunicado.

Mais de 15 navios participaram dessas manobras, incluindo dois submarinos, o Petropavlovsk-Kamchatsky e o Volkov, que "dispararam mísseis de cruzeiro de uma posição submersa no mar do Japão e alcançaram com sucesso seu alvo", acrescentaram as mesmas fontes.

O ministério divulgou um vídeo que mostra os mísseis sendo lançados para fora da água e subindo para o céu.

Essas manobras produzem um clima de tensão entre a Rússia e o Japão, que declarou um embargo ao carvão russo em reação à intervenção militar de Moscou na Ucrânia.

O Japão, aliado dos Estados Unidos, mantém relações complexas com a Rússia, com a qual não assinou um tratado de paz após a Segunda Guerra Mundial, devido ao conflito por quatro pequenas ilhas do arquipélago das Curilhas.

Essas ilhas foram tomadas pelo Exército soviético nos últimos dias da guerra e nunca foram devolvidas ao Japão, que as chama de "territórios do norte" e as considera suas.

Últimas