Queda de avião no Nepal está sendo investigada e a causa ainda é desconhecida
Bijaya Neupane/EFE - 15/01/2023As causas da queda do avião da Yeti Airlines no último domingo (15) ainda estão sendo investigadas, mas autoridades já alertam sobre os riscos de voar na região do Himalaia, segundo informações publicadas pela agência de notícias Associated Press nesta quinta-feira (19).
De acordo com o porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Nepal, Jagannath Niroula, o aeroporto de Pokhara, onde a aeronave com 72 pessoas a bordo deveria pousar, não conta com sistema de pouso por instrumento.
Veja também
-
Internacional
Equipes de resgate localizam caixa-preta com dados e voz dos pilotos de avião que caiu no Nepal
-
Internacional
Copilota de avião que caiu no Nepal perdeu o marido 16 anos antes em acidente aéreo
-
Internacional
Especialistas acreditam que piloto de avião possa ter feito movimento determinante para queda no Nepal
Ainda que a ausência desse recurso não tenha uma ligação direta com o acidente, a falta do equipamento seria um indicativo dos perigos que envolvem voar sobre aquela região da Ásia.
Esse sistema auxilia o piloto a pousar em segurança em situações sem uma boa visibilidade da pista, seja por questões climáticas, seja por falta de luminosidade durante a noite.
O aeroporto de Pokhara entrou em funcionamento no dia 1º de janeiro deste ano sem esse sistema. Segundo o porta-voz, a previsão é que comece a operar somente em 26 de fevereiro.