Trump planeja criar canal digital ao deixar a presidência, diz jornal
'Ele planeja destruir a Fox [News]. Não há dúvida sobre isso', disse uma fonte próxima ao presidente, que pediu o anonimato
Internacional|Da EFE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja criar um canal de televisão pela internet quando deixar o cargo, em uma tentativa de manter a influência midiática e tirar força da Fox News, que foi a emissora favorita do republicano durante a maior parte do mandato.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo jornal digital Axios, que cita fontes próximas ao presidente, que ganhou fama nacional com o programa de televisão "O Aprendiz", em 2005, e deixou claro durante todo o período na Casa Branca que busca ter mais influência na mídia.
Leia também
Rússia não espera mudanças nas relações com EUA de Biden
Biden nomeia conselheiro Ron Klain como chefe de gabinete
Eleições nos EUA: como Trump quer reverter o resultado das urnas e a qual a resposta de Biden
EUA: funcionário do correio que teria visto fraude volta atrás
Bolsonaro em guerra: Trump derrotado, denúncia contra Flávio, vacina e outras nuvens que pairam sobre Bolsonaro
Trump tem criticado há meses a Fox News, onde trabalham alguns de seus aliados com maior impacto midiático, como Sean Hannity e Tucker Carlson, pois acredita que a emissora não está suficientemente alinhada com suas premissas.
"Ele planeja destruir a 'Fox'. Não há dúvida sobre isso", disse uma fonte próxima ao presidente, que pediu o anonimato, ao Axios.
A animosidade de Trump em relação à Fox News ganhou força na semana passada, quando a emissora projetou a vitória do candidato democrata Joe Biden no estado do Arizona, enquanto outros veículos de comunicação continuavam incertos.
A tendência crescente da Fox News de tachar como falsas as acusações do presidente sobre possíveis fraudes no processo eleitoral irritou Trump ainda mais.
Vontade antiga
O desejo de Trump de criar o próprio canal de TV repercute desde a campanha presidencial de 2016, mas, de acordo com Axios, o presidente não pensa em um canal a cabo, o que seria caro e complicado.
Trump quer criar um canal digital que seja transmitido pela internet e cobre uma taxa mensal dos assinantes, de modo a competir com o serviço de streaming da Fox Nation, que custa US$ 5,99 por mês (R$ 33 aproximadamente).