Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turquia afirma que primeiro navio com grãos ucranianos pode zarpar amanhã

Acordo para suspender o bloqueio das commodities busca aliviar crise global que elevou os preços de alimentos e que prejudica os países mais pobres

Internacional|

Acordo para exportação foi firmado em 22 de julho com a Rússia
Acordo para exportação foi firmado em 22 de julho com a Rússia Acordo para exportação foi firmado em 22 de julho com a Rússia

O porta-voz da Presidência turca, Ibrahim Kalin, declarou neste domingo (31) que há "alta probabilidade" de que um primeiro navio carregado com grãos ucranianos deixe o porto de Odessa, na Ucrânia, na manhã de segunda-feira (1º), nos termos de um acordo alcançado em 22 de julho com a Rússia.

"Há uma grande probabilidade de que um primeiro navio possa partir amanhã de manhã (segunda-feira) se tudo for combinado até hoje à noite", disse Kalin, em entrevista ao canal privado Kanal 7. 

O representante turco informou que ainda há "uma ou duas questões a serem resolvidas nas negociações com os russos". "Os preparativos chegaram a um ponto que permitiria que os navios saíssem do porto de Odessa. Os navios foram carregados, estão prontos para partir, mas é preciso haver uma boa coordenação logística", acrescentou o porta-voz. 

A retomada das exportações foi discutida em uma reunião entre os ministros da Defesa da Turquia e da Ucrânia, anunciou Ancara. O CCC (Centro de Coordenação Conjunta), responsável pelo controle das exportações de grãos da Ucrânia através do mar Negro, foi inaugurado oficialmente na quarta-feira em Istambul, conforme o acordo assinado em 22 de julho. 

Publicidade

O acordo para suspender o bloqueio — o primeiro texto significativo envolvendo ambos os lados desde o início do conflito — visa aliviar uma crise global de alimentos que elevou os preços e que prejudica os países mais pobres do mundo.

O Centro de Coordenação Conjunta deve registrar e controlar os navios mercantes, garantir seu monitoramento via satélite e inspecionar as embarcações no momento do carregamento nos portos ucranianos e na chegada aos portos turcos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.