Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vaticano diz que bispos católicos não têm que relatar abusos contra crianças

Texto determina como os membros do clero devem lidar com denúncias de abusos

Internacional|Do R7

Ex-núncio apostólico na República Dominicana Józef Wesolowski, de 66 anos, foi detido pela Gendarmaria do Vaticano por conta de uma investigação sobre crimes de pedofilia em 2014
Ex-núncio apostólico na República Dominicana Józef Wesolowski, de 66 anos, foi detido pela Gendarmaria do Vaticano por conta de uma investigação sobre crimes de pedofilia em 2014 Ex-núncio apostólico na República Dominicana Józef Wesolowski, de 66 anos, foi detido pela Gendarmaria do Vaticano por conta de uma investigação sobre crimes de pedofilia em 2014

Em meio ao surgimento de diversas denúncias envolvendo abusos contra crianças na Igreja Católica nos últimos anos, o Vaticano emitiu um documento que determina que bispos recém-nomeados não precisam "necessariamente" comunicar acusações de abuso infantil clerical às autoridades.

O texto, emitido recentemente pelo Vaticano, determina como os membros mais importantes do clero devem lidar com denúncias de abusos.

Segundo o documento, a decisão de denunciar os abusos à polícia deve ser responsabilidade apenas das vítimas e de suas famílias. O Vaticano enfatiza que "o único dever do bispo é de abordar tais alegações internamente" — embora a igreja afirme que os membros do clero devem estar cientes das leis locais.

Ex-núncio acusado de pedofilia é preso na Itália

Publicidade

Padres são presos na Espanha por abuso sexual de menor

"De acordo com as leis civis de cada país em que a notificação (às autoridades) é obrigatória, não é necessariamente dever do bispo denunciar suspeitos às autoridades, a polícia ou a promotores estaduais sobre crimes ou atos pecaminosos", afirma o documento.

Publicidade

Segundo informações publicadas pelo jornal britânico The Guardian, as diretrizes teriam sido escritas pelo controverso monsenhor e psicoterapeuta Tony Anatrella, que atualmente trabalha como consultor do Conselho Pontifício para a Família da Igreja Católica.

Os detalhes do documento foram relatados por John Allen, editor associado de um portal especializado em notícias relacionadas à Igreja Católica.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.