Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Zelensky visita linha de frente e se reúne com comandantes de unidades de drones

Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, os drones se tornaram uma peça fundamental da resistência ucraniana

Internacional|Do R7


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esteve neste sábado (22) na região de Donetsk, linha de frente do conflito com a Rússia. Durante a visita, o líder ucraniano se encontrou com comandantes de unidades de drones no quartel-general de campo da 59ª Brigada de Assalto Separada das Forças Armadas Ucranianas, próximo à cidade de Pokrovsk.

Antes da guerra, Pokrovsk tinha cerca de 60 mil habitantes, e era conhecida como uma espécie de porta de entrada da região de Donetsk para cidades do oeste, como as da vizinha região de Dnipropetrovsk. A estação de trem de Pokrovsk fornece ligação com ferrovias que, hoje, servem para enviar suprimentos aos poucos bolsões de resistência da Ucrânia na área.

As tropas ucranianas vêm resistindo há meses aos avanços das forças russas ao redor de Pokrovsk, em uma batalha intensa para impedir que Moscou assuma o controle total da região.


“Visitei o posto de comando do Grupo Tático Pokrovsk e me encontrei com os comandantes da Linha de Drones, que reúne as melhores unidades de sistemas não tripulados das Forças Armadas da Ucrânia”, escreveu Zelensky no X,


Falando diretamente aos soldados, Zelensky destacou a importância da resistência ucraniana. “Em nome da Ucrânia e de todo o nosso povo, obrigado por defenderem o país, por se manterem firmes e resistentes. Desejo a todos muita saúde e, acima de tudo, a vitória. Glória à Ucrânia!”, disse o presidente.

Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, os drones se tornaram uma peça fundamental no conflito, e Kiev tem investido fortemente no desenvolvimento e ampliação dessas unidades.


Neste mês, o Ministério da Defesa ucraniano anunciou que planeja adquirir cerca de 4,5 milhões de drones de visão em primeira pessoa (FPV) em 2025, a maioria de produção nacional, mais que dobrando a aquisição do ano passado.

A visita de Zelensky ocorre em meio a novos ataques russos na região. Na última quarta-feira (19), as forças de Moscou bombardearam a infraestrutura de energia da cidade de Slovyansk, que abriga cerca de 100 mil habitantes, poucas horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, conversar com o preisdente dos EUA, Donald Trump, sobre uma possível interrupção dos ataques à rede elétrica ucraniana.


Enquanto isso, Ucrânia e Rússia concordaram com um cessar-fogo limitado após conversas entre Trump e ambos os líderes. Ainda não há detalhes sobre quando o acordo entrará em vigor e quais alvos serão preservados.

Delegações dos dois países devem se reunir separadamente com representantes dos EUA na Arábia Saudita, na segunda-feira (24), para discutir a implementação de cessar-fogo mais robusto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.