A vacina de gripe estará disponível para a população durante o ano todo. Nesta quinta (27), o Ministério da Saúde adicionou o imunizante ao Calendário Nacional de Vacinação. Veja 7 perguntas e respostas sobre a vacina da gripe com o Jornal da Record!
1. Quais são os tipos de gripe? Existem quatro tipos de influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O tipo A é encontrado em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
2. A vacina contra influenza pode causar gripe? O imunizante contra influenza não tem o vírus ativo, por isso não pode causar gripe. Após a aplicação da dose, no entanto, algumas pessoas podem sentir certas reações, como dor no braço, inchaço, vermelhidão e febre baixa. Os sintomas devem desaparecer em até 48 horas.
3. A vacina perde a validade e eficácia no organismo? A composição do imunizante varia anualmente, já que os vírus estão em constante mutação. Por isso, é necessário se vacinar ano após ano, já que a vacina do ano anterior não protege contra os vírus que estão circulando atualmente. Divulgação / Record Minas
4. Posso tomar outras vacinas junto com a da gripe? Sim, a vacina contra a Influenza pode ser administrada junto a outras que estão previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19. O Ministério da Saúde recomenda que o cidadão aproveite a visita ao posto para atualizar a caderneta. Pexels
Continua após a publicidade
5. Quais as contraindicações da vacina da gripe? A vacina não é indicada para apenas para crianças com menos de seis meses de vida e pessoas com alergia severa à vacina ou algum dos componentes do imunizante. Reprodução - via ABC do ABC
6. Quais são os grupos prioritários? No Brasil, as campanhas contra a gripe costumam ocorrer entre abril e maio, seguindo os grupos prioritários: idosos om 60 anos ou mais; profissionais das áreas da saúde, transporte coletivo, portos, forças de segurança e resgate; indígenas; professores e pessoas com comorbidade.
7. A vacina também protege as pessoas ao meu redor? Além da proteção individual, a vacina possui o benefício comunitário. Quanto mais pessoas vacinadas, menor será a circulação do vírus na sociedade, reduzindo os riscos. Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de São Paulo, Instituto Butantan e Benegrip.
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45