A internet e, principalmente, as redes sociais, cresceram como meio de venda de produtos piratas, passando de 10% antes da pandemia, para 35% das transações de produtos falsos após a pandemia. Para alertar o consumidor quanto às fraudes, o Jornal da Record mostra como é possível descobrir se um anúncio on-line é verdadeiro ou não. Veja!
Desconfie de ofertas exageradas Ao ver um anúncio on-line, verifique a autenticidade dele antes de sair às compras. Saiba que quando a oferta é boa demais para ser verdade, provavelmente é. Preços muito abaixo do valor do mercado, promoções inacreditáveis e formas de pagamento fora do comum tendem a ser golpe.
Analise o perfil do anunciante Outra dica importante é analisar o perfil ou site da marca anunciante para evitar fraudes. Verifique a URL e aparência da página, além da reputação da marca. Erros gramaticais e designs ruins podem indicar que o site não é legítimo. Nas redes sociais, fique de olho na qualidade das publicações, se há um selo de verificação e como é a interação da conta com outros usuários.
Tome cuidado com links suspeitos Links curtos ou com caracteres estranhos podem levar a sites falsos que imitam páginas oficiais para aplicar golpes. Antes de clicar em qualquer link recebido, tenha certeza que o endereço na barra de navegação corresponde ao site oficial da marca.
Leia os comentários e avaliações Antes de realizar uma compra, procure comentários e avaliações de outros usuários no site e no perfil da marca nas redes sociais. Muitas reclamações e relatos de problemas podem indicar que a empresa não é confiável. Shutterstock
Continua após a publicidade
Não forneça dados pessoais Sites fraudulentos podem tentar obter ilegalmente suas informações. Proteja sempre os seus dados, use um antivírus confiável e mantenha seu sistema operacional e programas atualizados. Fontes: Reclame Aqui.
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45