Celulares e computadores foram apreendidos
Divulgação Polícia FederalA Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma operação contra a exploração sexual infantil na internet. Ao todo, 11 pessoas foram presas e 15 mandados de busca e apreensão cumpridos em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. A ação recebeu o nome de Operação Saint Nicolas II e foi feita de forma integrada com todas as delegacias da PF do estado.
Cerca de 80 policiais federais atuaram na operação. Em Belo Horizonte e região metropolitana foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e efetuadas quatro prisões, sendo três em flagrante e uma temporária. Suspeitos também foram presos em Ipatinga (2), Uberaba (1), Paracatu (1), Patos de Minas (1), Governador Valadares (1) e Montes Claros (1).
As cidades do interior que também tiveram mandados de busca e apreensão foram: Ipatinga (2), Uberaba (2), Paracatu (1), Patos de Minas (1), Divinópolis (1), Governador Valadares (1), Montes Claros (1) e Juiz de Fora (2).
As investigações tiveram início a partir do uso de ferramentas e técnicas investigativas que permitem a coleta de informações na internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na web. O objetivo é coibir o consumo e a disseminação de arquivos de imagem e vídeo, com conteúdo de abuso sexual infantil em todo o Estado de Minas Gerais, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os presos serão encaminhados para a penitenciária Inspetor Martinho Drummond e ficarão à disposição da Justiça. Se condenados, poderão cumprir até 10 anos de reclusão mais multa.