Minas Gerais Ação da PF combate exploração sexual infantil na internet em MG

Ação da PF combate exploração sexual infantil na internet em MG

Ao todo, 11 pessoas foram presas em Belo Horizonte e cidades do interior do estado; 80 policiais participaram da operação

  • Minas Gerais | Pollyana Sales e Julia Ennes*, da Record Tv Minas

Celulares e computadores foram apreendidos

Celulares e computadores foram apreendidos

Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma operação contra a exploração sexual infantil na internet. Ao todo, 11 pessoas foram presas e 15 mandados de busca e apreensão cumpridos em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. A ação recebeu o nome de Operação Saint Nicolas II e foi feita de forma integrada com todas as delegacias da PF do estado.

Cerca de 80 policiais federais atuaram na operação. Em Belo Horizonte e região metropolitana foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e efetuadas quatro prisões, sendo três em flagrante e uma temporária. Suspeitos também foram presos em Ipatinga (2), Uberaba (1),  Paracatu (1), Patos de Minas (1), Governador Valadares (1) e Montes Claros (1).

As cidades do interior que também tiveram mandados de busca e apreensão foram: Ipatinga (2), Uberaba (2), Paracatu (1), Patos de Minas (1), Divinópolis (1), Governador Valadares (1), Montes Claros (1) e Juiz de Fora (2).

As investigações tiveram início a partir do uso de ferramentas e técnicas investigativas que permitem a coleta de informações na internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na web. O objetivo é coibir o consumo e a disseminação de arquivos de imagem e vídeo, com conteúdo de abuso sexual infantil em todo o Estado de Minas Gerais, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os presos serão encaminhados para a penitenciária Inspetor Martinho Drummond e ficarão à disposição da Justiça. Se condenados, poderão cumprir até 10 anos de reclusão mais multa.

Últimas