Após dias de calor, BH entra em alerta de tempestade e prefeitura mobiliza força-tarefa
Chuva deve chegar à capital mineira acompanhada de rajadas de vento e granizo; prefeitura detalha ações de prevenção a desastres
Minas Gerais|Priscila de Paula, da RECORD Minas
Belo Horizonte entrou, nesta quarta-feira (09), em alerta para risco de tempestades. O cenário esperado fez a prefeitura mobilizar a força tarefa responsável por prevenir tragédias na cidade.
De acordo com a Defesa Civil, o temporal já vai chegar na capital mineira nesta quinta-feira (10). Um alerta da meteorologia prevê chuva forte, com rajadas de vento e risco de queda de granizo. Deve chover até domingo, mas os dias mais preocupantes são na quinta e na sexta-feira.
O alerta mobilizou o Grupo de Gestão de Risco de Desastres da prefeitura. O comitê reúne a Defesa Civil, BHTrans, Guarda Municipal, Centro Integrado de Operações (COP), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Zeladoria Urbana e Assistência Social.
Representantes dos órgãos se reuniram nesta quarta-feira para anunciar as medidas que estão sendo tomadas. Os agentes da BHTtrans estão preparados para impedir que pedestres e motoristas sejam surpreendidos e fiquem isolados em alagamentos, sobretudo, em locais onde o risco é maior. Equipes vão fechar vias com sinalização móvel. Motoristas que usam o aplicativo de trânsito Waze vão ser informados sobre as intervenções. Neste segundo semestre, agentes de diferentes órgãos foram treinados em todas as regionais para garantir resposta mais rápida. Outra novidade para esta temporada de chuva é um sistema de rádio que vai conectar simultaneamente os agentes da Defesa Civil, BHTrans e da Guarda Municipal.
Queda na temperatura
A Defesa Civil ainda alertou que, nas próximas 24 horas, deve haver queda brusca na temperatura. Serão 9º C de diferença nas máximas de um dia para o outro.
Esta quarta-feira foi o segundo dia mais quente do ano em Belo Horizonte, com os termômetros em 36,7º C. A umidade relativa do ar mínima foi de 22%, nível considerado de alerta pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesta quinta-feira, a máxima prevista é de 28 graus.