Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH tem 8 novos casos de Ômicron e declara transmissão comunitária

A capital mineira registrou, até o momento, ao menos 11 quadros de Covid-19 causados pela nova variante do coronavírus

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Ainda não há mortes pela variante em MG
Ainda não há mortes pela variante em MG Ainda não há mortes pela variante em MG

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, nesta quinta-feira (23), oito novos casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron do coronavírus. Com a atualização, subiu para 11 o número de ocorrências da mutação na capital mineira.

Entre os novos registros há relato de dois pacientes que não têm histórico de viagem, o que levou a prefeitura a declarar transmissão comunitária da variante. Na prática, o termo indica que o vírus já circula entre os moradores.

"Com a confirmação de caso entre pessoas sem relato de viagem, a prefeitura informa que já há transmissão comunitária da variante no município e reforça a necessidade de a população manter as recomendações sanitárias: usar corretamente a máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e manter a situação vacinal em dia", alertou a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte).

Perfil dos pacientes

Publicidade

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, todos os oito casos são de moradores da capital mineira. Além dos dois que não viajaram recentemente, outros dois passaram pela África do Sul e pelos Estados Unidos.

Um terceiro infectado não saiu da cidade antes da contaminação, mas teve contato com uma pessoa que positivou para a Covid-19 após chegar da Austrália. As equipes de vigilância ainda aguardam informações sobre outros três pacientes que também estão entre as novas contaminações.

Publicidade

Entre os três casos que já haviam sido confirmados na cidade, na última sexta-feira (17), estão duas mulheres e um homem vindos de Moçambique e da África do Sul.

"Todos os pacientes contam com duas doses de vacina contra a Covid-19, e entre os casos monitorados pela prefeitura não houve, até o momento, necessidade de hospitalização", detalhou a SMSA.

Publicidade

Ômicron em Minas Gerais

O Governo de Minas Gerais foi procurado pelo R7, mas ainda não respondeu se foi notificado pela Prefeitura de Belo Horizonte sobre as novas ocorrências.

Na última segunda-feira (20), a Prefeitura de Extrema, a 483 km da capital mineira, também havia anunciado a ocorrência de transmissão comunitária na cidade, mas sem declarar o número de casos. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais também não confirmou a notificação sobre os casos no município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.