Minas Gerais BH tem virada de clima e deve ter chuva até o feriado de 12 de outubro

BH tem virada de clima e deve ter chuva até o feriado de 12 de outubro

Massa de ar que começa a atuar sobre o Estado deve reduzir as temperaturas máximas diárias registradas; umidade do ar também deve melhorar

Chuva já é registrada em alguns pontos de BH

Chuva já é registrada em alguns pontos de BH

Ana Gomes/ R7

O calorão que assombra Belo Horizonte nos últimas semanas, poderá dar lugar a pancadas de chuva em boa parte da cidade nos próximos dias.

Segundo Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o clima mudou drasticamente de ontem para esta quinta-feira (8), e a previsão será de chuva até, pelo menos, a próxima segunda-feira (12).

— Uma massa de ar frio que está sobrevoando o estado de São Paulo já faz com que quebre essa onda de ar seco que está sobre Minas Gerais, fazendo com que chuvas possam ser registradas em Belo Horizonte. 

De acordo com Azevedo, nesta quinta-feira (8), a mínima registrada foi de 21°C e a máxima pode chegar a 35°C durante a tarde, com pancadas de chuva ao longo do dia.

O meteorologista ainda informou que o fim de semana que antecede o feriado de 12 de outubro, as temperaturas deverão variar de uma mínima de 20°C a uma máxima 33°C, com probabilidade de chuva moderada em todos os dias. 

Segundo Azevedo, na segunda-feira os termômetros em BH poderão cair 10°C, e a temperatura máxima na cidade pode ficar em 27°C, ao contrário dos 38,4°C históricos registrados nesta quarta-feira (7). 

Azevedo disse, ainda, que a umidade relativa do ar na cidade irá variar até a próxima segunda, ficando entre 35% no fim de semana e subindo para 40% na segunda-feira. 

Maior temperatura

O Inmet ainda registrou um recorde histórico na temperatura máxima no Estado de Minas Gerais.

Segundo Azevedo, na cidade de São Romão, que fica a 500 km de Belo Horizonte, no Norte do Estado, os termômetros registraram uma temperatura de 43,1°C, nesta quinta-feira (8), a maior já confirmada pelo instituto em Minas Gerais na história.

Segundo o meteorologista, a maior temperatura já registrada no Estado foi na cidade de Araçuai, a 393 km de BH, cidade da Zona da Mata mineira, onde os termômetros marcaram 42,6°C no dia 31 de outubro de 2012. 

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas