Cape e Santa Casa BH lançam Unidade Móvel de Saúde Oncológica neste sábado (09)
Objetivo é apoiar o SUS a trazer maior agilidade no diagnóstico precoce do câncer no interior de Minas Gerais
Minas Gerais|Do R7
A Casa de Acolhida Padre Eustáquio, em parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte, lança o projeto “Carreta da Família”, uma Unidade Móvel de Saúde Oncológica, cujo objetivo é apoiar o SUS a trazer maior agilidade no diagnóstico precoce do câncer no interior de Minas Gerais. O lançamento acontece neste sábado (09), no Instituto de Oncologia Santa Casa BH, na região centro-sul da capital mineira.
A unidade móvel vai percorrer todo o estado realizando atendimentos e exames de mamografia, raio-x, além de atendimentos multiprofissionais, com foco em educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição do câncer.
“As ações serão personalizadas para cada cidade a ser visitada, iniciando com reuniões para negociações organizacionais com os gestores locais, identificação das necessidades, definição do escopo logístico, entre outros, além da capacitação das equipes da atenção primária e monitoramento de 100% das famílias atendidas”, detalhou Lorena Lima, gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH.
A expectativa é que a unidade móvel realize uma média de 1.750 atendimentos por mês. A iniciativa contará com a participação de profissionais do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, que foi inaugurado em 2021 e conta com 37 consultórios e 88 pontos para tratamento de quimioterapia. Em 2023, o Instituto de Oncologia realizou 134.637 atendimentos.
O projeto foi possibilitado pelo patrocínio do Supermercados BH e pelas emendas parlamentares destinadas pelos Guardiões da Oncologia da Santa Casa BH. A cerimônia de inauguração contará com a presença de Roberto Otto Augusto de Lima, diretores, superintendentes e gerentes da instituição, além dos diretores da CAPE, representantes dos Supermercados BH, parlamentares e os Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, além de diversas autoridades públicas e representantes governamentais.