Chuva faz barragem de água transbordar em MG e compromete estabilidade da estrutura
Uma família que vive em área próxima ao reservatório foi retirada de casa; outra família se recusou a sair
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Uma barragem de água transbordou na cidade de Angelândia, a 443 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, nessa terça-feira (7), quando fortes chuvas atingiram a cidade. Segundo avaliação do Corpo de Bombeiros, realizada nesta quarta-feira (8), o problema comprometeu a estabilidade e a segurança do reservatório.
A Defesa Civil identificou duas famílias morando na área que seria atinga em eventual rompimento da estrutura. Uma foi retirada de casa e a outra, com três pessoas, decidiu ficar no imóvel até uma avaliação mais detalhada do poder público.
Segundo os Bombeiros, a barragem Timirim tem oito metros de altura e 40 metros de extensão. “Durante a análise inicial, observou-se que as fortes chuvas que atingiram a região provavelmente provocaram o transbordamento da barragem, uma vez que havia indícios de passagem de água na vegetação e no terreno, principalmente na parte superior do talude”, indicou relatório da equipe.
A vistoria identificou que a estabilidade ficou comprometida devido ao “grande volume de água extravasando pelo vertedouro do talude, com intenso fluxo de água transportando sedimentos”. A prefeitura colocou lonas no vertedouro para reduzir a erosão.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, um responsável técnico da barragem vai até o local nesta quarta-feira (09) para avaliar o risco de rompimento da barragem e avaliar possíveis obras necessárias para mitigar problemas.
Equipes do poder público monitoram a estrutura.