Domingo registra dia mais quente para novembro em BH
Termômetros chegaram a 36,1ºC; nesta segunda-feira (13), a previsão é de mais calor, com máxima estimada em 37ºC
Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas
Os termômetros chegaram a 36,1º C neste domingo (12), entre 14h e 15h, na estação Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil Municipal, foi o dia mais quente para novembro, desde 5 de novembro de 2015, quando a temperatura chegou a 36º C.
Para esta segunda-feira (13), a estimativa é de mais calor. Segundo a Defesa Civil, a previsão indica que o dia será de céu claro com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar, à tarde, sobre a região metropolitana da Capital. Em BH, a temperatura mínima prevista será de 22 °C e a máxima de 37 ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde.
Com as altas temperaturas, a umidade é cada vez menor. Entre às 12h e 16h deste domingo, ficou em 18%. Com o tempo quente, a recomendação dos profissionais da saúde é manter-se hidratado e evitar fazer esforço físico nos momentos de maior incidência solar.
Alerta
Na última sexta-feira (10), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de altas temperaturas até a próxima quarta-feira (15), com risco à saúde, e temperaturas 5ºC acima da média, em todo o Brasil. A onda de calor é por conta de uma grande massa de ar seco e quente que ganhou força sobre o País no decorrer desta semana, atuando sobre praticamente todas as regiões.
“A onda de calor é um período prolongado de tempo excessivamente quente e desconfortável, em que as temperaturas ficam acima de um valor normal esperado para aquela região em determinado período do ano. Geralmente, é adotado um período mínimo de três dias com temperaturas 5°C acima dos valores máximos médios”, explica a diretora de Operações e Eventos Críticos do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Wanderlene Nacif.