Duas pessoas morrem após embarcação virar parcialmente no lago de Furnas, em Capitólio (MG)
Mortos são um idoso de 62 anos e uma mulher de 22 anos; Eles teriam caído na água em um socorro a outra embarcação
Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record TV Minas
Duas pessoas morreram na noite deste sábado (18) após uma embarcação virar parcialmente no lago de Furnas, em Capitólio, no sul de Minas. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são um homem de 62 anos, natural da cidade de Penápolis, em São Paulo, e uma mulher de 22 anos, natural de Machado, no sul de Minas.
Em uma rede social, a Ameg (Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) informou que as vítimas estavam em uma chalana que tentou auxiliar uma outra embarcação no lago, com cerca de 14 passageiros, que apresentou defeito mecânico e solicitou ajuda.
"Uma chalana com outros 10 passageiros foi ao encontro da lancha à deriva e no momento do transbordo dos passageiros a chalana não suportou o peso e virou". A duas vítimas teriam caído dentro do lago e submergido. Sem conseguir voltar à superfície, as vítimas teriam morrido afogadas no local.
"Os marinheiros tentaram reanimar as duas vítimas até a chegada do Samu que confirmou os óbitos. As demais vítimas sofreram apenas escoriações leves", informou a Ameg.
Os corpos das vítimas serão analisados no Posto Médico-Legal da cidade de Passos, também no sul do Estado, neste domingo (19), e um inquérito policial foi aberto para investigar o caso. A Polícia Civil afirmou ainda que uma investigação paralela da Marinha também foi aberta e o caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Piumhi.
Prefeitura
Por meio da Ameg, o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva (PP), afirmou que esteve no local juntamente com secretários do Executivo municipal.
"Nosso respeito às famílias enlutadas neste acidente. Temos trabalhado constantemente para aumentar a segurança na região. Todas as embarcações são obrigadas a fornecer coletes salva-vidas em número suficiente para todos os passageiros e tripulação", afirmou o prefeito, que esclareceu que no momento do acidente vários passageiros usavam o colete.
No início da tarde deste domingo (19), a Prefeitura de Capitólio também emitiu nota sobre o ocorrido. No texto, o Executivo municipal lamentou as mortes.
"Por volta das 19h, uma lancha com 14 pessoas a bordo teve uma pane mecânica. Uma chalana que passava pelo local com outros 10 passageiros parou para ajudar. Ao receber parte dos ocupantes que estavam na lancha, a chalana virou. Imediatamente, marinheiros que estavam no local resgataram todos os passageiros e prestaram os primeiros socorros. Duas pessoas se afogaram e, mesmo com o atendimento especializado do Samu, vieram a óbito. A Prefeitura lamenta o ocorrido e se solidariza com as famílias e amigos das vítimas", traz a nota.
Marinha do Brasil
Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que vai notificar os proprietários das embarcações a prestarem esclarecimentos e que assim que soube do ocorrido enviou uma equipe SAR (Equipe de Busca e Salvamento) para prestar o apoio necessário.
"Ao chegar na localidade, a equipe SAR verificou que os passageiros já haviam sido socorridos e que duas pessoas vieram a óbito. A embarcação que naufragou estava prestando auxílio a uma outra que se encontrava à deriva no lago de Furnas, com problemas de máquinas. O emborcamento ocorreu no momento de embarque dos passageiros. A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas. Serão emitidas notificações aos proprietários e condutores, para que prestem esclarecimentos sobre o ocorrido e providenciem a reflutuação da embarcação", disse em nota.
A Marinha informou ainda que vai abrir um inquérito administativo para apurar as causas e as investigações ficarão a cargo da Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas).
" Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54", esclareceu em nota.
A Marinha pede ainda que quem tenha mais informações sobre o ocorrido entre em contato pelos telefones 185 (número para emergências fluviais) e (35) 3197-9890, diretamente com a DelFurnas.
Veja a nota da Prefeitura de Capitólio na íntegra:
Em relação ao acidente ocorrido ontem, 18/06/2022, no Lago de Furnas, a Prefeitura de Capitólio esclarece:
Por volta das 19h, uma lancha com 14 pessoas a bordo teve uma pane mecânica. Uma chalana que passava pelo local com outros 10 passageiros parou para ajudar. Ao receber parte dos ocupantes que estavam na lancha, a chalana virou. Imediatamente, marinheiros que estavam no local resgataram todos os passageiros e prestaram os primeiros-socorros. Duas pessoas se afogaram e, mesmo com o atendimento especializado do Samu, vieram a óbito.
A Prefeitura lamenta o ocorrido e se solidariza com as famílias e amigos das vítimas.
De acordo com a nota oficial da Marinha do Brasil, responsável pela segurança do tráfego aquaviário, um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência.
Veja a nota da Polícia Civil na íntegra:
Na noite de ontem (18/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi acionada a comparecer em uma marina, em Capitólio, uma vez que uma embarcação (chalana) virou parcialmente provocando a morte de um homem, 62 anos, natural de Penápolis (SP), e uma uma mulher, de 22 anos, natural de Machado/MG. A perícia esteve no local e realizou os trabalhos iniciais. Os corpos serão analisados no Posto Médico-Legal em Passos na data de hoje (19/6). Visando exaurir questionamentos e, paralelamente à investigação da Marinha, a Polícia Civil irá instaurar inquérito policial para investigar os fatos. As investigações irão prosseguir pela Delegacia de Polícia Civil em Piumhi.
Veja a nota da Marinha do Brasil na íntegra:
A Marinha do Brasil (MB) informa que a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) tomou
conhecimento, na noite de ontem (18), de um emborcamento envolvendo uma embarcação de
esporte e recreio no lago de Furnas, nas proximidades do município de Capitólio-MG.
A Delegacia Fluvial de Furnas enviou, imediatamente, uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR)
ao local, a fim de prestar o apoio necessário.
Ao chegar na localidade, a equipe SAR verificou que os passageiros já haviam sido socorridos e
que duas pessoas vieram a óbito.
A embarcação que naufragou estava prestando auxílio a uma outra que se encontrava à deriva no lago de Furnas, com problemas de máquinas. O emborcamento ocorreu no momento de embarque dos passageiros.
A MB lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos das vítimas.
Serão emitidas notificações aos proprietários e condutores, para que prestem esclarecimentos
sobre o ocorrido e providenciem a reflutuação da embarcação.
Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e
responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54.
Cabe destacar que a MB incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode
ser feita pelos telefones 185 (número para emergências fluviais) e (35) 3197-9890 diretamente com a DelFurnas, para outros assuntos, inclusive denúncias.