Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mães se desesperam com a possibilidade de fechamento de escolas especiais

Deputados mineiros apoiaram manifestação após intensa pressão

Minas Gerais|Do R7 MG, com Record Minas

Alunos são alfabetizados na Apae da capital mineira
Alunos são alfabetizados na Apae da capital mineira Alunos são alfabetizados na Apae da capital mineira

Representantes de escolas especiais de vários municípios de Minas, como Nova Era, Brumadinho, Pará de Minas, Itabira e Formiga fizeram uma manifestação na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) nessa quarta-feira (7). A manifestação pressionou os deputados estaduais, que saíram de seus gabinetes para acompanhar o protesto.

As mães de estudantes matriculados em escolas especiais se desesperam com a possibilidade de que as unidades sejam fechadas. Segundo elas, muitas pessoas com necessidades especiais não são bem aceitas em escolas comuns.

— Se acabarem com a escola da minha filha, que tem 33 anos, ela vai ficar em casa, vai deixar de aprender, vai perder vida.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

A argumentação das mães é de que as escolas regulares já têm dificuldade para lidar com seus estudantes e teriam ainda mais com o recebimento de alunos que necessitam de atenção especial, como surdos, cegos, mudos, pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências.

MEC

Publicidade

A proposta do Ministério da Educação é a de levar os alunos especiais para dentro das escolas comuns, na chamada "inclusão radical". O objetivo seria criar uma educação "universal". A questão, no entanto, não é bem aceita por alguns dos representantes das pessoas com necessidades especiais, como o deputado federal Eduardo Barbosa, presidente da Federação das Apae's do Brasil.

— Nós também defendemos que a escola comum deve estar aberta às pessoas com deficiência, só que nós trabalhamos com pessoas diferentes. O ambiente educacional tem que ser apropriado, diferenciado, as turmas têm que ser extremamente reduzidas, com metodologias diferenciadas.

Publicidade

Grande marcha

De acordo com o deputado federal Eduardo Barbosa, uma grande marcha nacional está marcada para o próximo dia 14, em Brasília, rumo ao Senado. O objetivo é pressionar para que os senadores não alterem o texto do projeto aprovado na Câmara, favorável às escolas especiais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.