Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais 8 pacientes de Coromandel (MG) serão levados para BH

Ao todo, 16 pacientes com covid-19 já foram transferidos da cidade do Alto Paranaíba para receberem atendimento na capital

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Sete pacientes chegaram a Belo Horizonte neste sábado (20)
Sete pacientes chegaram a Belo Horizonte neste sábado (20)

O Governo de Minas confirmou que vai transferir mais oito pacientes com covid-19, da cidade de Coromandel, a 500 km de Belo Horizonte, para serem atendidos na capital mineira. Eles serão encaminhados para leitos de enfermaria do Hospital Julia Kubitschek, que pertence à rede hospitalar do Estado. 

Até o momento, 16 pacientes já foram transferidos para BH, desde que os números de casos da doença explodiram na cidade da macrorregião Triângulo do Norte. Dois deles foram trazidos neste domingo (21), sete no sábado (20) e sete na sexta-feira passada.

De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), desde o dia 5 de fevereiro, 295 pessoas com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 foram transferidos no Estado. 

Segundo a pasta, a Central de Regulação é responsável por fazer a remoção dos pacientes conforme a disponibilidade de leitos nas macro e microrregiões de saúde do estado.

Publicidade

"Quando em uma determinada cidade não há leitos disponíveis, é preciso buscar a alternativa assistencial mais adequada, em tempo oportuno, para o tratamento de saúde que o cidadão necessita. A busca se dá, inicialmente, em hospitais das cidades de sua macrorregião. Quando não a alternativa não é encontrada, a busca se estende para outras macrorregiões de Minas Gerais", explica a SES-MG. 

Leia também

Situação em Coromandel

Publicidade

O município decretou situação de calamidade pública em saúde por não conseguir atender pacientes com casos de covid-19 e instituiu toque de recolher até a próxima semana. O Governo de Minas enviou uma equipe de profissionais de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais para auxiliar no atendimento na linha de frente de combate à covid-19.

A cidade teve uma explosão de casos desde o início do ano. A cidade fechou o ano de 2020 tendo registrado 340 casos e seis mortes. No entanto, em apenas 45 dias (entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro), o total de testes positivos saltou para 926 e o de óbitos foi a 16.

Auxílio

No caso de Coromandel, o Governo de Minas enviou ao pronto-socorro da cidade, medicamentos, como: 500 ampolas de fentanil, 300 ampolas de midazolam e 20 ampolas de Rocurônio. Também foram enviados materiais hospitalares, como: 100 aventais, 50 unidades de máscara N95 e 100 toucas cirúrgicas. Serão encaminhadas, ainda, outras 177.800 máscaras cirúrgicas para todos os municípios do Triângulo do Norte.

De acordo com o Governo de Minas, desde o início da pandemia, foram direcionados à macrorregião ventiladores invasivos (39), BIPAP (8), monitores (6), cardioversores (11), ventiladores de transporte (7), monitores de transporte (7) e “kits intubação” (20.817).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.