Manifestantes fecham o trânsito na Via Expressa em Betim (MG)
Eles reivindicam moradia já que teriam sido expulsos da área onde viviam
Minas Gerais|Do R7
Um grupo de aproximadamente 40 manifestantes fechou o trânsito na manhã desta quinta-feira (18) na Via Expressa em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na tarde da última quarta-feira, eles também fecharam a via em protesto.
Segundo a PM (Polícia Militar), o grupo ateou fogo em pneus e pedaços de madeira, mas por volta de 8h o fogo já havia sido controlado pelo Corpo de Bombeiros e o trânsito liberado na região.
Ainda conforme os militares, os manifestantes são moradores de uma ocupação urbana e reivindicam uma área para morar já que teriam sido expulsos do terreno onde viviam pela Prefeitura Municipal de Betim.
Em nota, a prefeitura de Betim informou que havia dez moradias irregulares em uma área pública no bairro Capelinha e que elas removidas na última quarta-feira (17). "A invasão vinha sendo estudada há semanas e foi denunciada, de acordo com a Guarda Municipal (GM), por moradores da própria comunidade. Participaram da ação de desocupação do local a GM, a Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Município. Na ação, foram retirados do espaço todo o cercamento feito pelos invasores e os materiais utilizados para construção de barracões".
Ainda conforme o órgão, a Prefeitura mantem um canal de diálogo com as famílias e que elas "não irão receber o Aluguel Social, pois não se encaixam nos critérios legais do programa, conforme determina a Lei Municipal que prevê que só terão direito ao benefício pessoas que residem no município a, no mínimo, três anos".